SóProvas


ID
1526740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um suporte de segurança recebeu chamado de um usuário relatando que usa dois navegadores diferentes e que, quando utiliza um deles, a cada link que acessa, aparecem popups das mais diversas naturezas, principalmente de anúncios de jogos e propaganda de produtos com alguma ligação com suas atividades de consultas e pesquisas na Internet. Depois de acurado exame, o suporte não percebeu indícios de malefícios para a operação do usuário, tais como extração de informação ou de qualquer tipo de controle externo da máquina.
O suporte considerou, então, principalmente com base no relato do usuário, a hipótese de ter-se instalado no computador um malware conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Adware

  • Resumindo:

    Adware - responsável por mostrar propagandas ao usuário.

  • Gabarito A

    Adware (do inglês advertisement= "anúncio", e software = "programa") é qualquer programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário.[1] As funções do adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software gratuito. Nesse caso, a instalação é opcional e suas implicações estão previstas no contrato de licença exibido durante a instalação. 

    O termo adware é frequentemente usado para descrever uma forma de malware (software malicioso), geralmente aquela que apresenta anúncios indesejados para o usuário de um computador. Os anúncios produzidos por adware são, por vezes, em a forma de um pop-up.

    Quando o termo é usado dessa forma, a gravidade da sua implicação varia. Enquanto algumas fontes situam adware apenas como "irritante", outros a classificam como uma "ameaça online" ou até mesmo como vírus e trojans. A definição precisa do termo neste contexto também varia. O adware que observa as atividades do usuário de computador sem o seu consentimento e enviam informações por relatórios ao autor do software é chamado spyware.

    Alguns programas adware têm sido criticados porque ocasionalmente possuem instruções para captar informações pessoais e as passar para terceiros, sem a autorização ou o conhecimento do usuário e tem provocado críticas dos experts de segurança e os defensores de privacidade, incluindo o Electronic Privacy Information Center. Porém existem outros programas adware que não instalam spyware.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O adware pode ter uso legítimo e não só malicioso. Gabarito A