SóProvas


ID
1526848
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a candidíase vulvovaginal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É uma infecção causada por um fungo cuja principal forma de transmissão é sexual (o risco de transmissão por ato sexual é de 60% a 80%) e que infecta a vagina e a uretra.

( ) A gestação predispõe o aparecimento de candidíase vaginal e dentre os sintomas estão: prurido, corrimento branco, grumoso e inodoro e dispareunia.

( ) O tratamento na gestação deve ser realizado preferencialmente com medicação por via oral, sendo indicado fluconazol 150 mg em dose única.

( ) Este microrganismo pode fazer parte da flora endógena em até 50% das mulheres

Alternativas
Comentários
  • A candidíase é uma micose que atinge a superficie cutanea e/ou membranas mucosas, resultando em Candidiase oral, Candidiase vaginal, intertrigo, paroniquia e onicomicose.

    A candidíase vulvovaginal é uma infecção da vulva e vagina, causada por um fungo comensal que habita a mucosa vaginal e a mucosa digestiva, que cresce quando o meio torna-se favorável para o seu desenvolvimento; 80 a 90% dos casos são devidos à Candida albicans, e 10 a 20% a outras espécies chamadas não-albicans (C.tropicalis, C. glabrata, C. krusei, C. parapsilosis).

    A relação sexual já não é considerada a principal forma de transmissão, visto que esses organismos podem fazer parte da flora endógena em até 50% das mulheres assintomáticas. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa e a última é verdadeira.

    Os fatores predisponentes da candidíase vulvovaginal são: gravidez; diabetes melitus (descompensado); obesidade; uso de contraceptivos orais de altas dosagens; uso de antibióticos, corticóides ou imunossupressores; hábitos de higiene e vestuário; contato com substâncias alergenas e/ou irritantes e alterações na resposta imunológica.

    Os sinais e sintomas dependerão do grau de infecção e da localização do tecido inflamado; podem se apresentar isolados ou associados, e incluem: prurido vulvovaginal; ardor ou dor à micção; corrimento branco, grumoso, inodoro e com aspecto caseoso (“leite coalhado"); hiperemia, edema vulvar, fissuras e maceração da vulva; dispareunia; fissuras e maceração da pele; e vagina e colo recobertos por placas brancas ou branco acinzentadas, aderidas à mucosa. Portanto a segunda afirmativa é verdadeira.

    A candidíase vulvovaginal é muito comum no transcorrer da gravidez, podendo apresentar recidivas pelas condições propícias do pH vaginal que se estabelece nesse período. Para o tratamento pode ser usado em gestantes Miconazol, Terconazol ou Clotrimazol, por um período de 7 dias. Não deve ser usado nenhum tratamento sistêmico.

    A terceira afirmativa é falsa, já que só deve ser utilizado o tratamento tópico para gestantes.

    Gabarito do professor: Letra B


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília. Ministério da Saúde, 1999 – 3ª edição. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Bolso das Doenças Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde. 2005.