I. Uma intranet é uma rede privada que se conecta à internet, mas sem fazer uso dos protocolos TCP/IP. (INCORRETA: a linguagem de comunicação é a mesma: os protocolos).
II. Impressoras podem ser compartilhadas apenas em redes locais, porém não nas intranets. (INCORRETA: pode sim)
III. O serviço de correio eletrônico só é possível em redes e intranets conectadas à internet. (INCORRETA: isso não é necessário, peguei um comentário de um colega aqui do QC, Thiago Rufino, ajudou-me demais!
O serviço SMTP permite sim, o envio e recebimento de mensagens em uma intranet, mesmo que ela não esteja conectada à Internet.
Por quê?
Porque uma intranet funciona igualzinho a Internet! Usa os mesmos protocolos, as mesmas portas, enfim. A grande diferença é que a intranet funciona apenas dentro do ambiente corporativo (em outras palavras, dentro da empresa). Então, mesmo que a Internet esteja fora do ar, é possivel sim, que o funcionário A envie ou receba um email do funcionário B que esteja na mesma empresa. Desde que a intranet esteja funcionando corretamente.
Entendeu? Do mesmo jeito, você poderá acessar o site da empresa, mas não poderá acessar o site do Google, por exemplo.
Então pra que serve a Internet afinal das contas Thiago?
Veja que eles conseguem se comunicar via email, acessar páginas que estejam DENTRO DOS SERVIDORES DA EMPRESA, ou seja, os servidores que estão fisicamente alojados na empresa. Agora, se o funcionário A, quiser enviar um email para sua mãe, que está em Paris, como a internet está inoperante, ele não conseguirá.
Em resumo: Se as comunicações, sejam elas quais forem (web, email, ftp..) se restringirem ao âmbito DA EMPRESA, basta que a INTRANET funcione. A partir do momento que se queira fazer comunicação com o mundo externo à empresa, é necessário que a Internet esteja funcionando.)
Espero ter ajudado!