a) Errada. Quando falamos no modelo IS / LM temos que observar que a política fiscal vai impactar a linha IS (poupança e investimentos) enquanto que a política monetária afeta a linha LM (disponibilidade da moeda), assim, gastos do governo está relacionado a política fiscal e não monetária.
b) Errada. Uma politica contracionista tem a função de reduzir a inflação ao enxugar a liquidez do mercado. Com menos dinheiro disponível a demanda diminui e não aumenta.
c) Errada. Para que a liquidez seja reduzida é preciso aumentar a taxa de juros e não diminuir. Uma taxa de juros alta restringe o crédito e diminui o consumo.
d) Certa. Quando o consumo cai o lucro das empresas também cai, fazendo com que elas reduzam a produção. A taxa de juros tem que ser alta para incentivar a poupança e não o consumo.
e) Errada. Os preços não aumentam, pelo contrário, já que uma política contracionista tem a finalidade de reduzir a inflação e não aumentar.
Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.
Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia