SóProvas


ID
1528399
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Noções gerais de anatomia humana são essenciais para todos aqueles que trabalham envolvidos direta ou indiretamente na realização da necropsia, tenha ela finalidades científicas ou forenses. O reconhecimento das cavidades, dos órgãos e dos sistemas é necessário para atuar com segurança no registro, na descrição e na digitação dos resultados, evitando que erros prejudiquem a qualidade do procedimento.

A hematose ocorre devido à justaposição entre as células endoteliais dos capilares pulmonares e os pneumócitos. Com relação ao pulmão e a suas características anatômicas e fisiológicas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A hematose pulmonar é um processo químico-molecular que visa a estabilização das trocas gasosas - oxigênio x gás carbônico - a fim de manter o equilíbrio ácido básico. É, portanto, o intercâmbio, no caso de difusão indirecta, de oxigénio e dióxido de carbono nas paredes dos alvéolos pulmonares, entre o ar e o sangue, permitindo a oxigenação do sangue venoso, que se torna arterial. A hematose é uma consequência da respiração aeróbia.

    Existem pulmões em todos os vertebrados terrestres - todos eles realizam a hematose pulmonar. É também muito importante na nossa vida pessoal e profissional. A trajectória do oxigénio pelas vias respiratórias do ser humano inicia-se na boca ou fossas nasais, seguindo-se para a faringe, laringe, traqueia, brônquio, bronquíolo e, finalmente, alvéolo pulmonar.

    A eficiência das trocas gasosas nos seres humanos deve-se à grande área de superfície alveolar; à fina espessura da parede alveolar; e à vasta rede de vasos capilares nas paredes dos alvéolos. Esta vascularização evidencia a importância do sistema circulatório para a respiração, visto que é o sangue (e também a linfa) que leva o oxigénio às células. Em alguns animais, como a rã, verifica-se a existência de 2 tipos de hematose, pulmonar e cutânea.