SóProvas


ID
1529683
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Objetos são instâncias de classes que determinam qual informação um objeto contém e como ele pode manipular essa informação. Sobre Orientação a Objetos, leia as afirmativas:

I. Herança refere-se a algo herdado. Em Java, a herança ocorre quando uma classe passa a herdar características definidas em outra classe, especificada como sua ancestral ou superclasse. A técnica da herança possibilita o comportamento ou reaproveitamento de recursos definidos anteriormente em outra classe. A classe fornecedora de recursos recebe o nome de superclasse e a receptora dos recursos, de subclasse.

II. Atributos são características de um objeto, basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe. Métodos definem as habilidades dos objetos.

III. Encapsulamento é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse.

IV. Objeto é uma combinação de códigos e dados que podem ser manuseados como uma unidade. Um objeto pode ser um pedaço de uma aplicação, como um formulário, por exemplo. Uma aplicação pode ser um objeto, apesar de incomum. Quando se cria um objeto, ele adquire um espaço em memória para armazenar seu estado e um conjunto de operações que podem ser aplicadas ao objeto, ou seja, o conjunto de métodos definidos pela classe.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da II? Será que 

    "Atributos são características de um objeto, basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe. Métodos de?nem as habilidades dos objetos."

    deveria ser

    "Atributos são características de uma classe, basicamente a estrutura de dados que vai representar o objeto. Métodos de?nem as habilidades dos objetos. "

    ?

  • Na moral? Qual o erro do item II? Habilidades não poderiam ser entendidas como ações? E assim sendo, seria uma operação (método).


    Quem tiver uma fonte confiável, posta ai :)

  • Gostaria de saber também qual erro no item II.

    No item III temos a definição de polimorfismo. 

    • Atributo são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vai representar a classe. Exemplos: Funcionário: nome, endereço, telefone, CPF,...; Carro: nome, marca, ano, cor, …; Livro: autor, editora, ano. Por sua vez, os atributos possuem valores. Por exemplo, o atributo cor pode conter o valor azul. O conjunto de valores dos atributos de um determinado objeto é chamado de estado
    • Método definem as habilidades dos objetos. Bidu é uma instância da classe Cachorro, portanto tem habilidade para latir, implementada através do método de um latido. Um método em uma classe é apenas uma definição. A ação só ocorre quando o método é invocado através do objeto, no caso Bidu. Dentro do programa, a utilização de um método deve afetar apenas um objeto em particular; Todos os cachorros podem latir, mas você quer que apenas Bidu dê o latido. Normalmente, uma classe possui diversos métodos, que no caso da classe Cachorro poderiam ser sente, coma e morda
    Igualzinho o wikipedia

  • Rafael, então por que o item II está errado?

  • Qual é o erro da II ?

     

  • Também não compreendi o erro da II.

     

    Marquei B.

  • Pelo o meu entender, a pegadinha está na interpretação do texto, vejam só:

    "Atributos são características de um objeto, basicamente(Os atributos são) a estrutura de dados que vai representar a classe".

    Se o meu raciocínio estiver certo, está ai o erro da questão, pois o que vai representar a classe são os objetos e não os atributos, pois os atributos representam um objeto e o objeto representa a classe.

    Questão confusa afffff

    http://fabrica.ms.senac.br/2015/03/classes-objetos-atributos-e-metodos-em-java/

  • O item II está totalmente correto.

     

    Métodos definem as habilidades dos objetos. Um método em uma classe é apenas uma definição. A ação só ocorre quando o método é invocado através do objeto.

     

    Métodos definem as habilidades dos objetos.

     

    Fonte: http://www.cpscetec.com.br/adistancia/poovb2008/Aula01/aula01.html