SóProvas


ID
153013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Um dos problemas da harmonização contábil reside nos gastos desembolsados com pesquisa e desenvolvimento que, a cada dia que passa, vão tendo relevância maior, com destaque para as áreas de Saúde e Química.

De acordo com as normas internacionais de Contabilidade, os gastos com pesquisa devem ser

Alternativas
Comentários
  • CRITÉRIO ANALISADOS PELOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS:
    • os gastos c/PESQUISA deverão ser reconhecidos como DESPESA do Exercício, quando incorridos;
    • os gastos c/DESENVOLVIMENTO poderão ser capitalizados no Ativo, se atendidas certas condições.
  • GABARITO: E 

     

    Fonte: COPC 04 (R1) - Ativo Intangível

     

    43.A aplicação das disposições dos itens 54 a 62 significa que os gastos subsequentes de projeto de pesquisa e desenvolvimento em andamento, adquirido separadamente ou em uma combinação de negócios e reconhecido como ativo intangível, devem ser reconhecidos da seguinte maneira:

     

    (a) gastos de pesquisa – como despesa quando incorridos;

     

    (b) gastos de desenvolvimento que não atendem aos critérios de reconhecimento como ativo intangível, previstos no item 57 – como despesa quando incorridos; e

     

    (c) gastos de desenvolvimento em conformidade com referidos critérios de reconhecimento do item 57 – adicionados ao valor contábil do projeto de pesquisa ou desenvolvimento em andamento adquirido.

     

     

    Observações importantes dos itens do CPC 04 (R1):

     

     

    54. Nenhum ativo intangível resultante de pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) deve ser reconhecido. Os gastos com pesquisa (ou da fase de pesquisa de projeto interno) devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

     

    55. Durante a fase de pesquisa de projeto interno, a entidade não está apta a demonstrar a CPC_04(R1) 16 existência de ativo intangível que gerará prováveis benefícios econômicos futuros. Portanto, tais gastos devem ser reconhecidos como despesa quando incorridos.

     

    Desenvolvimento

     

    57. Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados:

    (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda;

    (b) intenção de concluir o ativo intangível e de usá-lo ou vendê-lo;

    (c) capacidade para usar ou vender o ativo intangível;

    (d) forma como o ativo intangível deve gerar benefícios econômicos futuros. Entre outros aspectos, a entidade deve demonstrar a existência de mercado para os produtos do ativo intangível ou para o próprio ativo intangível ou, caso este se destine ao uso interno, a sua utilidade;

    (e) disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e outros recursos adequados para concluir seu desenvolvimento e usar ou vender o ativo intangível; e

    (f) capacidade de mensurar com confiabilidade os gastos atribuíveis ao ativo intangível durante seu desenvolvimento.

     

     

     

    Ame o caminho para se chegar lá, porque assim a conquista será mais rápida.

    Deus é conosco!