SóProvas


ID
1530748
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as características dos protocolos de Gerenciamento de Redes.

I. As principais vantagens de utilização deste protocolo são: funciona como cache para acelerar os lookups nas tabelas de roteamento; dispensa a verificação de tabelas de access-list (apenas de entrada) toda vez que um pacote chega, deixando mais eficiente o processo de roteamento; permite a exportação das informações de fluxo utilizadas pelo cache, facilitando a coleta de dados para futuras análises sem a necessidade de colocar um analisador em cada enlace.
II. Tem como base o modelo de gerência OSI, sendo um protocolo não orientado a conexão. Os gerentes são softwares executados em uma ou mais estações capazes de realizar tarefas de gerenciamento da rede, sendo responsáveis por enviar requests às estações agentes e receber as responses, podendo ainda acessar (get) ou modificar (set) informações nos agentes e receber, mesmo sem requisição, informações relevantes ao gerenciamento (traps).
III. Dois padrões básicos deste protocolo, funcionalmente complementares, são especificados. O primeiro opera somente na camada MAC, oferecendo recursos ao administrador da rede para monitorar o tráfego e coletar informações estatísticas da operação de um segmento de rede local, não permitindo, porém, obter estatísticas com relação às camadas de rede e superiores. A necessidade de um melhor tratamento do tráfego de protocolos para a gerência da rede fez com que uma extensão deste protocolo fosse criada.

Os protocolos caracterizados em I, II e III, são, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Netflow: É uma ferramenta que contém variações como netstreams low, ipfix, etc. É uma tecnologia que é parte integral do IOS da Cisco que considera os pacotes como parte de um fluxo, ao invés de simplesmente contá-los. Um fluxo, como significa o nome, tem um princípio, meio e fim. Quando pacotes de dados são agrupados como fluxos    , administradores são capazes de entender as aplicações que estão utilizando a rede de forma mais abrangente. Isto naturalmente permite um melhor gerenciamento e uma melhor qualidade de serviço. Os administradores também são capazes de identificar as áreas de problemas e tomarem uma ação preventiva.

    O netFlow agora foi adotado por vários fabricantes além da Cisco, já que se tornando um padrão de-facto. Juniper, Extreme Vanguard, Huawei  e muitos outros fabricantes incorporaram em seus roteadores e switches funcionalidade similares.

    NOTA: Um fluxo é unidirecional, e portanto para cada sessão haverá sempre dois fluxos. Por exemplo, semelhante a um web browser acessando uma imagem no servidor web.


    Fonte: https://www.telcomanager.com/pt-br/o-que-e-netflow


    SNMP - Simple Network Management Protocol: é um protocolo da camada aplicação criado para transportar informações de gerência de rede entre os dispositivos gerenciados e os sistemas de gestão de redes, ele possibilita que administradores de rede gerenciem o desempenho de uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos como roteadores, switches, dispositivos wireless e servidores.

    O SNMP utiliza na camada de transporte o UDP(User Datagram Protocol  * não é um protocolo orientado a conexão) com as portas 161 e 162, para realizar a comunição entre NMS e os dispositivos Gerenciados.

    Existem 03 tipos de mensagem comuns durante o processo de gerenciamento:

    Get - Permite que a estação de gerenciamento recupere o valor de objetos MIB do agente.

    Set - Permite que a estação de gerenciamento defina o valor de objetos MIB do agente

    Trap - Permite que o agente notifique a estação de gerenciamento sobre eventos significativos


    Fonte: http://www.ti-redes.com/gerenciamento/snmp/intro/


    RMON - Remote Monitoring : Ofere suporte à implementação de um sistema de gerenciamento distribuído. Nele fica atribuída aos diferentes elementos, tais como estações de trabalho, hubs, switches ou roteadores, das redes locais remotas a função de monitor remoto.

    O RMON1 opera somente na camada Media Access Control - MAC

    O RMON2 opera no nível da camada de rede e camadas superiores complementando portanto o RMON1.

    Fonte: http://www.oocities.org/siliconvalley/vista/5635/cap5.html


    Letra B

  • Deveria ser anulada, pois coloca o snmp como orientado a conexão, alguém pode me esclarecer isso?

  • b-

    I - netflow: analise do fluxo. destaque na agilidade, sem manter copia dos packets

    II- trap é msg do SNMP

    III-

    RNOM 1 - 10 grupos:

       Statistics:

       History:

       Alarm:

       Hosts:

       Hosts top N:

       Matrix:

       Filter:

       Capture:

       Event: send alerts (SNMP traps) for the Alarm group

       Token Ring: extensions specific to Token Ring

    RMON2 10 grupos:

       Protocol Directory

       Protocol Distribution

       Address Map

       Network-Layer Host

       Network-Layer Matrix

       Application-Layer Host

       Application-Layer Matrixof hosts

       User History

       Probe Configuration

       RMON Conformance

    daí se pode ver como RMON II relaciona a redes e transporte, e RMON I é mac adrs layer