SóProvas


ID
1530763
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Por hipótese, considere que, durante um processo de auditoria interna em um Tribunal Regional Eleitoral, foi encontrada uma documentação sobre registros de verbas de campanha com conteúdo violado e clara identificação de perda material. Essa constatação fere o princípio da segurança da informação quanto

Alternativas
Comentários
  • Integridade - É a garantia de que uma mensagem não será alterada em seu trajeto sem autorização do emissor ou receptor. 
    A integridade é um dos princípios da segurança da informação e da criptografia. São usadas funções de hash com algoritmos (Como MD5 e SHA-1) que calculam um resumo sobre a mensagem original. Quando a mensagem chega o receptor, ele calcula novamente o resumo e compara com o resumo original, se os dois forem iguais, a mensagem não sofreu violação, caso contrário, ela é descartada e o destinatário requisita um novo envio.
  • Concordo que seja integridade, mas também verifico que pode ser marcada a alternativa a)confidencialidade, já que:

    ·  Confidencialidade: propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados (ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006).

    Essa questão deveria ser ANULADA.

  • No caso trata-se de INTEGRIDADE de informação pois houve PERDA do material. Apesar de haver tido quebra de confidencialidade também, a perda de INTEGRIDADE é preponderante no exemplo.

  • Essa questão deveria ser anulada!

  • Colegas, não houve violação da confidencialidade pois em nenhum momento foi dito que os registros de verbas violados foi realizado por alguém sem a devida permissão para praticar tal ato. Portanto a menção a danificação do registro configura, por si só, a violação da integridade.

  • o cidadão que fez essa questão não estava no seus melhores dias..

  • LETRA E

    Ratificando o comentário do Fernando Ferreira tinelli, pensem que essa informação posse ter sido alterada por alguém que tinha acesso ao conteúdo. Portanto, com as informações dadas, não podemos afirmar que a confidencialidade foi violada

  • GABARITO E

    A questão deixa claro que houve perda de parte do material, e diz que foi violado, não deixando claro se alguém acessou as informações ou só violou e largou.

  • Não há de ser "integridade". Como o Lauro Alves comentou, integridade trata-se de alteração da mensagem em seu trajeto, não há trajeto de mensagem/conteúdo no exemplo, o autor quis inferir que "perda de material" trata-se de uma violação de "integridade", mas não cabe no âmbito dessa questão de acordo com o que expliquei acima. Ao meu ver a alternativa correta é A (confidencialidade), pois o conteúdo foi "violado", ou seja, alguém que não deveria ter acesso, o teve.

  • Não tem que ter dúvidas.......... Como um professor sempre disse para mim -> pegadinha é quando o conceito não está bem definido em nosso cérebro. Pegadinha não existe. Princípio da integridade afirma que não é apenas alteração da informação....... Mas também perda da informação.... Não precisa ter alteração.... Se tiver apenas perda da informação -> integridade. Questão bem formulada para quem acha que tudo tem que ser minimamente explicado..... Está estudando da forma errada. E digo mais -> Não dá nem para dizer que houve quebra da Confidencialidade.... Em nenhum momento afirmam que a informação é sigilosa para alguém ou um grupo. Sabe.... É questão de ler e entender.... Simples!