SóProvas


ID
1531294
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os sistemas de drenagem, considere as seguintes afirmativas:

1. As guias, sarjetas, bocas de lobo e galerias de águas pluviais fazem parte do sistema de microdrenagem.
2. O sistema de microdrenagem é dimensionado para o escoamento de águas pluviais cuja ocorrência tem período de retorno variando entre 2 e 10 anos.
3. O sistema de macrodrenagem é constituído por canais de maiores dimensões projetados para cheias cujo período de retorno deve estar próximo de 1000 anos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. As guias, sarjetas, bocas de lobo e galerias de águas pluviais fazem parte do sistema de microdrenagem.
    2. O sistema de microdrenagem é dimensionado para o escoamento de águas pluviais cuja ocorrência tem período de retorno variando entre 2 e 10 anos. 
    3. O sistema de macrodrenagem é constituído por canais de maiores dimensões projetados para cheias cujo período de retorno podem ser de 25 a 100 anos. 

  • De acordo com as especificações do DNIT, apenas a 1 está correta.

  • No Volume 6 - Drenagem Urbana do Município de Curitiba consta:

    Adota-se como vazão específica de pré-desenvolvimento o valor determinado para o período de retorno de 10 anos, independente do período de retorno adotado no projeto do empreendimento. Considerando-se o período de retorno de 10 anos, a vazão específica de pré-desenvolvimento para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é igual a: qn = 27 l / (s.ha)

    Isto significa que as vazões que excederem o valor de 27 l/s.ha devem ser armazenadas em reservatórios dimensionados para conter os volumes específicos de controle definidos a seguir, ou infiltradas no solo através de dispositivos adequados.

    Deve-se ressaltar que, embora o valor de qn tenha sido definido para o período de retorno de 10 anos, ele deve ser utilizado sempre como valor da vazão de pré-desenvolvimento, independente do período de retorno adotado no projeto de drenagem. Por exemplo, em projetos de microdrenagem, usualmente será adotado período de retorno de 2 anos, mas a vazão de restrição será de 27 l/s.ha.

    Vermelho que me chamou atenção:

    Usou vazão de restrição determinada pelo período de retorno de 10 anos

    Período retorno adotado na Microdrenagem 2 anos

    Justificando o item 2 da questão - microdrenagem período de retorno 2 e 10 anos - será?

  • Tipos de Drenagem | Período de Retorno

    Microdrenagem para Aeroportos | 2 a 5 anos

    Microdrenagem Comercial | 5 anos

    Microdrenagem para Áreas Comerciais e Artérias de Tráfego | 5 a 10 anos

    Macrodrenagem Comercial e Residencial | 50 a 100 anos

    Macrodrenagem para Áreas de Grande Importância | 500 anos

  • Manual de saneamento da FUNASA 2015

    Sistema de microdrenagem

    Microdrenagem ou sistema de drenagem inicial, ou ainda sistema coletor de águas pluviais, é aquele composto pelos pavimentos das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, poços de visita e galerias de águas pluviais e também canais de pequenas dimensões. Este sistema é dimensionado para o escoamento de águas pluviais, cuja ocorrência tem um período de retorno entre dois e cinco anos. Quando bem projetado, minimiza consideravelmente os alagamentos na área urbana, evitando as interferências no tráfego de pedestres e de veículos e danos às propriedades públicas e privadas.

    Sistema de macrodrenagem

    A rede física da macrodrenagem é aquela constituída pelos principais talvegues (fundo de vale) existentes, independente da execução de obras específicas e da localização das áreas urbanizadas, por ser o caminho natural das águas pluviais. Portanto, a macrodrenagem de uma zona urbana corresponde à rede de drenagem natural preexistente nos terrenos antes da ocupação. É responsável pelo escoamento final das águas, podendo ser formada por canais naturais ou artificiais (galerias e canais de grandes dimensões) e estruturas auxiliares.

    O sistema de macrodrenagem é um conjunto de obras que visa melhorar as condições de escoamento de forma a atenuar os problemas de erosões, assoreamento e inundações ao longo dos principais talvegues. É constituído, em geral, por estruturas de maiores dimensões projetadas para cheias cujo período de retorno está compreendido entre 10 e 100 anos.

    O tempo de retorno é um assunto muito divergente na literatura técnica....