SóProvas


ID
153148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da qualidade e da maturidade em
projetos de software.

A eficiência na remoção de defeitos (defect removal efficiency) é uma métrica específica da fase de testes de um projeto de software que permite avaliar tanto a capacidade de testar da equipe quanto os erros deixados no software durante as fases anteriores, inclusive a especificação, a análise e a codificação.

Alternativas
Comentários
  • Uma métrica de qualidade é a eficiência na remoção dos defeitos (DRE)

    Para o projeto todo a DRE é definida como:

    DRE=E/(E+D)

    E – quantidade de erros encontrados
    D – Quantidade de defeitos

    O valor ideal de DRE é 1, ou seja, nenhum defeito é encontrado no software. As atividade de DRE devem ser realizadas ao longo de cada etapa da Eng. Software

  •  Creio que o erro está em afirmar que DRE é uma métrica específica da fase de testes.

    Fonte: Pressman

  • O erro da questão não está na descrição da métrica em si, e sim na afirmação "específica da fase de testes de um projeto de software".

    Ora, as fases que compõem um projeto de software são: Levantamento de Requisitos; Análise; Projeto (ou Design); Implementação; e Manutenção pós-entrega.

    Os testes, estão presentes em todas estas fases de um projeto de software com características peculiares para cada fase, inclusive em relação ao tempo gasto com os testes em cada fase (tempo de testes gasto na Análise é menor do que o gasto na Implementação).

    Assim sendo, a afirmação está errada por considerar que os Testes representam uma fase de um projeto de software. Na verdade, os Testes são somente uma disciplina e não uma fase (estão presentes ao longo de todo o projeto de software).

    PS: Não confundir Modelos (Cascata, Iterativo e Incremental, Evolutivo, etc) com as fases de um projeto de software.

  • Para mim o erro desta questão está em : "capacidade de testar da equipe".

    Se eu já tenho uma equipe de testes, a mesma não é capacitada ? 

    Por que essa métrica avaliaria a capacidade da equipe ?
  • Segundo Pressman (7ed, pg 595), "Uma métrica de qualidade que traz benefícios tanto para o projeto quanto para o processo é a eficiência na remoção de defeitos (defect removal efficiency - DRE). Essencialmente, a DRE é uma medida da habilidade de filtragem das ações de garantia de qualidade e controle quando elas são aplicadas através de todas as atividades da estrutura de processo. (..) Se for usada como uma métrica que fornece um indicador da habilidade de filtragem das atividades de controle de qualidade e segurança, a DRE estimula a equipe de projeto de software a instituir técnicas para encontrar o maior número possível de erros antes da entrega do software. A DRE também pode ser usada no projeto para avaliar a habilidade de uma equipe para encontrar erros antes que eles passem para a próxima atividade na estrutura do software ou para a próxima ação da engenharia de software."

  • A eficiência na remoção de defeitos (defect removal efficiency) é uma métrica específica da fase de testes de um projeto de software (ERRADO - segundo o RUP teste não é uma fase de um projeto de SW, mas sim uma disciplina que está presente em todas as fases do projeto de SW) que permite avaliar tanto a capacidade de testar da equipe quanto os erros deixados no software durante as fases anteriores, inclusive a especificação, a análise e a codificação


    Bons estudos!