SóProvas


ID
1533088
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estudos (TRILLA, A., 1994; VINCENT, J.L., 1995; BERGOGNE – BEREZIN, E., 1995) apontam os seguintes fatores de risco à infecção hospitalar em UTI como sendo os mais preponderantes:

I.  Tempo de permanência na UTI superior a 48 horas.
II. Ventilação compulsiva.
III. Diagnóstico de trauma.
IV. Presença de profilaxia para úlcera de stress.

São verdadeiras as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Presença de profilaxia para úlcera de stress é fator de risco à infecção hospitalar em UTI ?

  • Não compreendi o gabarito. A presença de profilaxia????
  • Também não entendi o motivo de a profilaxia para úlcera de stress ser um fator de risco à infeccão hospitalar!!!

  • essa eu não entendi kkk favor professores nos ajudem com essa questão.

  • Ventilação mecanica é forte fator de risco para o aparecimento de ulcera por stres em UTI. A questão faz relação com isso. 

  • Complementando

     

    De acordo com o artigo Profilaxia para úlcera de estresse nas unidades de terapia intensiva: estudo observacional multicêntrico

     

     

    A úlcera de estresse define as lesões erosivas ou ulceradas da mucosa gástrica, associadas a estresse fisiológico extremo (sepse, politraumatismo ou queimadura grave). Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), atualmente estima-se uma incidência de 1,5% de sangramento digestivo clinicamente importante secundário a úlcera de estresse (SDUE).

     

    Os antiácidos, bloqueadores histaminérgicos (BH2), inibidor de bomba de prótons (IBP), prostaglandinas e protetores da mucosa já demonstraram efetividade no tratamento da úlcera péptica, porém na profilaxia da formação da úlcera, ainda tem seus benefícios questionáveis.

     

    Em casos de indicação de profilaxia para SDUE, não existem dados na literatura que permitam estabelecer uma comparação entre as diversas medicações quanto a vantagens, eficácia e efeitos adversos.

     

    Espero ter esclarecido.

    Bons Estudos.

     

     

  • "A colonização da orofaringe e estômago com microrganismos patogênicos parece preceder o desenvolvimento da pneumonia associada à ventilação mecânica. A utilização de bloqueadores dos receptores de histamina para prevenção de úlcera gástrica altera o pH do suco gástrico, o que facilita a colonização por microrganismos patogênicos, além da presença da sonda nasogástrica que facilita o refluxo das bactérias do estômago. "

    Manual Anvisa (2017)