SóProvas


ID
1534117
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A inserção dos serviços e unidade de informação no âmbito das redes requer adoção de normas e padrões que possibilitem o desenvolvimento de ações coadunadas, integrando diferentes organizações aos objetivos comuns. Aplicar novas tecnologias de informatização nos serviços oferecidos pelas bibliotecas e arquivos é uma atividade que vai além da escolha de um software ou hardware, e envolve vários aspectos, como investimentos financeiros, cumprimento de normas e padrões, prever adaptações e mudanças tecnológicas etc. Existem 3 instrumentos essenciais para o processo de automação, e que são considerados na análise do software. São eles: ISO 2709, formato MARC e protocolo Z39.50. O protocolo Z39.50 conta com arquitetura cliente-servidor, especialmente criado para:

Alternativas
Comentários
  • A norma ISO 2709 especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para o uso como formato de processamento dentro dos sistemas. Da forma como foi estruturada, é item indispensável que deve ser contemplado pelos produtores  de softwares para automação de bibliotecas, pois possibilita a padronização entre registros no que se refere à estrutura para o intercâmbio de informações.

    Z39.50 é um protocolo para recuperação de informação bibliográfica de computador para computador, possibilitando ao usuário de um sistema pesquisar e recuperar informações de outro sistema, ambos implementados neste padrão. Especifica formatos e procedimentos administrando a troca de mensagens entre um cliente e um servidor, habilitando o cliente a solicitar que o servidor consulte um banco de dados, identifique registros e recupere um ou todos os dados identificados.

    Formato MARC é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquina. Sua principal finalidade é posssibilitar o intercâmbio de dados.