SóProvas


ID
1534438
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A imunização ativa apresenta diversas vantagens em relação à imunização passiva, as quais incluem um período prolongado de proteção e memória.

Assinale a opção que indica o mérito relativo dos diferentes tipos de vacina empregados na Medicina Veterinária.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das vacinas 

    1- Vacinas vivas atenuadas Compostas de microrganismos vivos atenuados em laboratório, que devem ser capazes de multiplicarem-se no organismo hospedeiro para que possa ocorrer a estimulação de uma resposta imune. Essa resposta imune ao microrganismo atenuado é idêntica a produzida pela infecção natural, pois o sistema imune é incapaz de diferenciar entre uma infecção pelo microrganismo vacinal e o microrganismo selvagem. A multiplicação do microrganismo vacinal não costuma ser capaz de causar doença. Exemplos de vacinas vivas atenuadas: Sarampo, caxumba, rubéola, pólio Sabin, febre amarela, varicela, BCG. 

    2- Vacinas inativadas Compostas de microrganismos inativados, o que significa que estes não mais se encontram vivos, logo incapazes de multiplicarem-se. A resposta imune à vacina inativada é principalmente humoral, com pouca ou nenhuma imunidade celular. Exemplos de vacinas inativadas: (tríplice),hepatite A, hepatite , raiva, pólio-Salk, pneumococo, meningococo, influenza, haemophilus do tipo-b, febre tifóide, cólera. 

  • As vacinas vivas não necessitam de adjuvantes imunológicos.

  • A) As vacinas vivas não necessitam de adjuvantes imunológicos.

    B) As vacinas inativadas podem ser administradas pela via natural de infecção sem o risco de reversão da doença. (vacina vivas podem ser administradas pela via natural)

    C) As vacinas vivas apresentam menores custos de desenvolvimento. (custo da vacina viva > custo da vacina inativada)

    D) As vacinas atenuadas apresentam uma estabilidade genética.

    E) As vacinas atenuadas são mais estáveis para o armazenamento. (estabilidade da vacina viva < estabilidade da vacina inativada)