a) Arterite viral equina. (Errada)
Arterite viral equina - Doença infecciosa, provocada por um vírus . Os sinais clínicos respiratórios caracterizam-se principalmente por corrimento nasal - que pode tornar-se purulento -, lacrimejamento, conjuntivite e, em quadros mais graves, edema pulmonar. O animal ainda apresenta fraqueza muscular, tosse, apatia, falta de apetite, diarreia e cólica. Alguns animais estabulados podem sofrer edemas dos membros, que nos garanhões pode se estender até o prepúcio e escroto, e nas éguas, até as mamas. A doença é de caráter agudo e grave podendo, em alguns casos, ocorrer mortes sem que haja infecção bacteriana secundária. A morte acontece devido à desidratação ou insuficiência respiratória causada pelo edema pulmonar.
b) Influenza equina. (Errada)
Influenza equina é uma doença causada por um vírus. Os sinais clínicos são: febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, lacrimejamento, corrimento nasal, e ocular, inflamação da garganta, primeiro prisão de ventre depois diarréia fétida, tosse. Os garanhões podem apresentar orquite e o vírus se encontra no sêmen muito tempo depois. É freqüente o aparecimento de edemas nas partes baixas e a presença de catarros nas vias digestivas e respiratórias. São contagiosas as secreções nasais, a urina, fezes, por isso os animais devem isolados, protegidos para evitar complicações. O contágio também pode ser por via indireta através da água, alimentos e objetos contaminados.
c) Linfadenite caseosa. (Errada)
Linfangite caseosa por C. pseudotuberculosis (bactéria) consiste na inflamação dos vasos linfáticos,particularmente, na porção distal dos membros, sendo manifestada clinicamente por celulite severa. Os linfonodos regionais (cervical superficial e axilar) também desencadeiam linfadenite purulenta. Ocasionalmente são observadas febre, claudicação, anorexia e letargia.
d) Varíola equina. (Errada)
Varíola equina: é uma doença causada por vírus. Sinais clínicos: febre ligeira, seguida rapidamente pelos sintomas locais, inchaço de algumas articulações e erupção de pequenas pústulas em diferentes partes do corpo, especialmente nos lábios, narinas, nádegas e genitais.
e) Garrotilho. (Certa)
Adenite equina, conhecida também pelo nome de garrotilho, é uma enfermidade bacteriana, causada pelo Streptococcus equi subsp. equi. Os sinais clínicos manifestados pelos animais são típicos de um processo infeccioso generalizado; apresenta também uma secreção nasal serosa, que em seguida passa a ser mucopurulenta e, dentro de alguns dias passa a ser purulenta, tosse produtiva, dor à palpação da região mandibular, linfadenopatia, em especial, dos linfonodos submandibulares, extensão do pescoço devido à dor na região da laringe e faringe.