SóProvas


ID
1534903
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leptospirose é uma doença de distribuição mundial que afeta muitas espécies de animais. A Leptopira spp. são espiroquetas móveis e apresentam diversos sorovares. Sobre a leptospirose, julgue as seguintes afirmações com V(Verdadeira) e F(Falsa)

I – Lepstospira icterohaemorrhagiae, L. canicola e L. grippotyphosa são os sorovares predominantemente associados à doença em cães.
II – Os gatos geralmente são resistentes à infecção.
III – O micro-organismo sobrevive por semanas ou meses em ambientes secos.
IV – O agente causador é capaz de penetrar na superfície das mucosas ou na pele danificada.
V – A colonização renal ocorre na maioria dos animais infectados porque o micro-organismo é capaz de persistir no epitélio tubular renal.
VI – A deterioração progressiva na função renal resulta em poliúria. Indique a alternativa que possui a ordem correta de julgamento:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito (A), eu respondi D e acredito que pode-se ter recurso pois a bactéria pode sobreviver no ambiente até semanas ou meses, dependendo das condições do ambiente (temperatura, umidade, lama ou águas de superfície). Se bem que a questão diz que VIVE e não que PODE VIVER... ;/ bad.

  • Leptospirose em felinos: Em felinos é descrita por muitos autores como de rara ocorrência em termos de sinais clínicos, porém alguns afirmam presença de sintomatologia em pacientes experimentalmente testados

    Fonte: https://www.equalis.com.br/arquivos_fck_editor/monografia%20lepto%20(3)%20certo%20cd.pdf

  • III – O micro-organismo sobrevive por semanas ou meses em ambientes secos. --> É FALSA porque a bactéria sobrevive por mais tempo em solos úmidos. É favorecida por clima úmido e moderadamente quente. Em solo seco sua sobrevivência é breve.

    (Manual Merck de veterinária / [editor Cynthia M. Khan; editor associado Scott line]; [tradução José Jurandir … [et al.]. - 10. ed. - São Paulo : Roca, 2013.)

  • VI -  deterioração da função renal progressiva resulta em oligúria ou anúria.