SóProvas


ID
1534984
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A distribuição dos eventos de uma doença em uma população e o elevado número de indivíduos acometidos por uma única fonte de infecção, caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Tipos de epidemia:

    1. Epidemia instantânea: também é chamada epidemia de fonte comum, epidemia maciça ou epidemia em ponto. É um tipo de epidemia em que a maioria dos casos ocorre em um curto espaço de tempo, porque todos os casos são infectados a partir de uma mesma origem, e o contato se dá quase simultaneamente. Podem ser citados como exemplo os casos de infecções e intoxicações transmitidas por alimentos ou leptospirose transmitida pela água de esgoto durante a ocorrência de inundações.

    ***Surto: é constituído pelo grupo de focos originados de uma fonte de infecção comum, em uma área e um período de tempo determinados. A diferença entre surto e epidemia é que o surto se refere à ocorrência da enfermidade acima dos limites esperados, porém em uma população restrita, como, por exemplo, um quartel, uma escola etc. 

    2. Epidemia propagativa : também é conhecida como epidemia progressiva, epidemia propagada ou epidemia de contato. Nesse tipo de epidemia, o aumento do número de casos ocupa longo espaço de tempo, ocorrendo progressivamente. O caso primário elimina o agente etiológico e, portanto, transmite, direta ou indiretamente, a infecção para indivíduos susceptíveis, os quais irão constituir casos secundários, que, por sua vez, também serão novas fontes de infecção, dando continuidade à transmissão do agente etiológico. Como exemplos, podem ser citadas a febre aftosa, a raiva etc

    Fonte: Prof. Dr. Luis Antonio Mathias, 2014. Apostila preparada para uso na disciplina “Epidemiologia Geral”, do 4º semestre do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária Campus de Jaboticabal, UNESP.