-
Certo. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
arquivo permanente
1 Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
2 Arquivo(2) responsável pelo arquivo permanente(1). Também chamado de arquivo histórico.
-
Então arquivos correntes\intermediários não são preservados?
acho que a questão ta errada.
-
A preservação começa na fase corrente. Questão estranha!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=iH8dob_9Uag
-
CESPE A preservação de documentos, devido a seu alto custo deve ser realizada apenas nos arquivos permanentes, uma vez que, nas demais idades do ciclo vital, a documentação pode ser eliminada.
Gab: errado
-
Também não concordo com a questão mas acho que o CESPE gabaritou como correta por causa da "política de preservação" (que seria predominantemente feita nos arquivos permanentes). De toda forma, não concordo com o gabarito e gostaria de saber o que o examinador pensou.
-
Então quando os arquivos intermediários estão centralizados, eles que se lasquem para lá, ninguém precisa ter cuidado com higienização, conservação nem nada,né?
-
só os arquivos permanentes que devem ter a preservação garantida? é isso cespe
-
Acredito que houve uma falha na interpretação dos colegas.
A questão diz que os documentos que são eliminados nas fases corrente e intermediária não devem ser objeto de política de preservação. Ou seja, os documentos que não têm mais valor primário e nem valor secundário não serão preservados, já que serão eliminados. Diferentemente, os documentos que não possuem mais valor primário, mas que possuem valor secundário e que, portanto, serão recolhidos ao arquivo permanente serão objeto de política de preservação para que não sofram degradação no decorrer do tempo.
Bons estudos! :)
-
Acredito que o grande "macete" da questão está aqui: "diferentemente dos documentos que são eliminados na fase corrente e na intermediária".
A questao restringiu os documentos na fase corrente e intermediária, sendo objeto de análise apenas os '' DOCUMENTOS QUE SÃO ELIMINADOS".
Um documento que será eliminado não exige preservação.
Essa é apenas minha opinião. :)
-
a questão diz que quando vão para a eliminação, perdem a garantia de ser preservados. o documento perdeu o valor primeiro ou secundario.
-
Os documentos que compõem o arquivo permanente, diferentemente dos documentos que são eliminados na fase corrente e na intermediária, são objeto de uma política de preservação destinada a garantir a integridade física desses documentos.
Se são eliminados nas fases corrente e intermediária, não precisa ser conservado. É a lógica!
-
Os documentos da fase permanente foram avaliados como sendo importantes fontes de pesquisa para outras áreas do conhecimento, como História, Cultura e Ciência.
Sendo assim, devem ser preservados por prazo indefinido. Em teoria, seria o "para sempre". Como é impossível de se cumprir, o prazo oficial é indefinido, ou seja, deve haver esforço para que se mantenham os documentos preservados pelo maior tempo possível. Sendo assim, o arquivo permanente deve elaborar políticas de preservação de documentos, bem como revisá-las constantemente.
Gabarito do professor: Certo
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
Quer dizer então que tanto fez como tanto faz a integridade física dos documentos em fase 1 ou em fase 2???
Bem, é isso que se infere da questão, ou não?
-
A questão refere-se aos documentos ELIMINADOS nas fases corrente e intermediária. Se foram eliminados então não precisam sem conservados. Gab C.
-
Cespe, com todo o respeito: vai tomar no cu!
-
Vou reproduzir o comentário do colega FLAVIO SOUZA porque entendi da mesma forma:
"Acredito que houve uma falha na interpretação dos colegas.
A questão diz que os documentos que são eliminados nas fases corrente e intermediária não devem ser objeto de política de preservação. Ou seja, os documentos que não têm mais valor primário e nem valor secundário não serão preservados, já que serão eliminados. Diferentemente, os documentos que não possuem mais valor primário, mas que possuem valor secundário e que, portanto, serão recolhidos ao arquivo permanente serão objeto de política de preservação para que não sofram degradação no decorrer do tempo.
Bons estudos! :)"
-
Como questão incompleta NÃO é questão errada para nossa amiga, CESPE, bola para frente.
#Lágrimas
-
a preservação deve ocorrer em todas as fases...TODAS, não somente no arquivo permanete..Pois é impossivel saber quais documentos terão valor permanante no momente de sua criação... Os docs podem ter sido eliminados nas primeiras fases, mas NEM SEMPRE é possível saber que seriam, no momento que foram criados...
questão completamente CERTA
-
CESPE , questões ambíguas , a gente se vê por aqui.
-
Depois de ter errado várias vezes percebi que o aposto explicativo deixa a questão correta. O item nos diz que aqueles arquivos que foram eliminados nas fases corrente e intermediária não precisam de cuidados com sua integridade física, justamente porque foram ELIMINADOS. Se algo já foi descartado não haveria motivo para preocupar-se com sua preservação.
-
Justamente como o moisés colocou , se eles foram eliminados é pq ñ precisavam de cuidados específicos.
-
GABARITO OFICIAL CERTO
COMO SEMPRE MUITO MIMIMIMIMI DO POVO COM AS QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA.
-
eu buguei com essa questão, me deu um tererê na cabeça..afff
-
Quem errou, acertou.
-
Não vi polêmica.. apenas inversão da frase.
A questão diz que os permanentes são titulados à memória/à preservação da instituição. Sendo assim, correto. E DIFERENTE dos correntes e intermediários OS QUAIS podem ser eliminados.
GAB CERTO