Alternativa A.
Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório
Métodos de conservação para equipamentos de escritório
A conservação de energia no local de trabalho pode ajudar a reduzir os excessos e incentivar a proteção de recursos não renováveis.Habituar-se com tarefas simples de conservação de energia, como desligar as luzes que não estejam em uso ou colocar a copiadora no modo economizador de energia antes do final do expediente, pode fazer toda a diferença.
Ipressoras e máquinas de fax
Uma maneira de evitar o desperdício de papel é utilizar o recurso de "visualização de impressão" para detectar erros antes de imprimir. Outra maneira é usar o recurso de impressão dupla face para maximizar o uso de papel. Além disso, evite o uso da folha de rosto no fax e coloque uma pequena nota para indicar o destinatário.
Iluminação
Desligue as luzes ao sair de salas desocupadas e mude para lâmpadas fluorescentes compactas, que usam um quarto da energia comparadas com as incandescentes e de halogênio. Utilize temporizadores para ligar as luzes à noite, garantindo que elas sejam desligadas antes do próximo dia de trabalho. Peça aos funcionários que evitem o uso de luminárias de mesa e apenas utilizem as luzes do teto energicamente mais eficientes.
Computadores
Configure o modo "standy-by" nos computadores para que entrem em hibernação automaticamente - e consumam menos energia - quando não forem utilizados por um período de tempo específico. Protetores de tela não reduzem o consumo de energia. Periféricos auxiliares, tais como "scanners" ou "câmeras digitais", não precisam ficar ligados na tomada se não estiverem em uso, então incentive os funcionários a desligar esses itens depois de usá-los.
Cantina
Desligue aparelhos do tipo máquinas de café ou outros dispositivos que não sejam usados regularmente durante todo o dia de trabalho. Desligue máquinas e vitrines de venda automática que não sejam usadas durante a noite para ajudar a conservar a energia. Utilize luzes montadas perto da bancada de trabalho em vez de luzes no teto