Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns conceitos relacionados aos processos de recompensar pessoas. Indiquemos a que se refere o oferecimento de um plano de saúde.
Conceitos de benefícios, segundo Chiavenato (2014, p.290):
- Benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos oferecidos aos funcionários. Incluem saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia etc.
- Benefícios sociais são facilidades, conveniências, vantagens e serviços sociais que as empresas oferecem aos seus funcionários, no sentido de lhes poupar esforços e preocupações.
- Benefícios representam compensação financeira indireta por meio de recompensas e serviços proporcionados pela organização, além de salários, como pagamentos legalmente impostos pela previdência social, seguros, planos de aposentadoria, pagamento por tempo não trabalhado, bônus baseados no desempenho e parte dos custos de serviços relacionados com alimentação, transporte etc.
- Benefícios são recompensas não financeiras baseadas no fato de pertencer à organização e que são oferecidas para atrair e manter os colaboradores.
Quanto à legalidade, benefícios sociais podem ser classificados em:
Os benefícios legais são aqueles pela legislação trabalhista ou previdenciária ou ainda por convenção entre sindicatos. Os principais benefícios legais são:
- Férias
- 13º salário
- Aposentadoria
- Seguro de acidentes do trabalho
- Auxílio-doença
- Salário-família
- Salário-maternidade
Os benefícios espontâneos são concedidos por mera liberalidade das empresas, pois não são exigidos por lei nem por negociação coletiva. Incluem:
- Gratificações.
- Refeições subsidiadas.
- Transporte subsidiado.
- Seguro de vida em grupo.
- Empréstimos.
- Assistência médico-hospitalar diferenciada mediante convênio (plano de saúde).
- Complementação de aposentadoria ou planos de seguridade social.
Concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.