SóProvas


ID
1537801
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Biodisponibilidade - refere-se a uma característica relacionada à eficácia clínica do medicamento. Traduz-se na velocidade e quantidade do princípio ativo ou fármaco, contido no medicamento, que alcança a circulação geral. Ou seja, refere-se à equivalência química entre dois ou mais produtos, isto é, medicamentos com a mesma substância, provenientes de diferentes fabricantes, no uso de doses iguais, possuem as mesmas concentrações sanguíneas e teciduais.

    Medicamento Similar - apresenta o mesmo fármaco, concentração, forma farmacêutica e via de administração que o medicamento de referência ou de marca, mas não tem com ele, comprovada sua bioequivalência. Não podendo, por isso, ser com ele intercambiável. Portanto a alternativa B está errada.

    Bioequivalência - é o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco, a partir da forma farmacêutica administrada, contendo a mesma dosagem e mesmo desenho experimental. Dois produtos são bioequivalentes se suas biodisponiblidades (velocidade e extensão da absorção) são semelhantes, após administração na mesma dosagem.

    Medicamento Genérico - produto igual ou comparável ao de referência (ou inovador ou original ou de marca) em quantidade de princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, modo de administração e qualidade, que pretende ser com ele intercambiável.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/profissionais/conceitos.htm#9
  • INTERCAMBIAVEL COISAS DIFERENTES TROCADAS SEM PREJUÍZO

  • letra B apresenta o conceito de

    MEDICAMENTO GENÉRICO é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e possui comprovação de sua eficácia, segurança e qualidade, devendo sempre ser identificado por denominação do princípio ativo, podendo ser um produto intercambiável.