-
LC 75/93
Art. 37. O Ministério Público Federal exercerá as suas funções:
(...)
II - nas causas de competência de quaisquer juízes e tribunais, para defesa de direitos e interesses dos índios e das populações indígenas, do meio ambiente, de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, integrantes do patrimônio nacional;
Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho:
(...)
V - propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações de trabalho;
-
A - ERRADO - SE NÃO ENVOLVER RELAÇÃO TRABALHO, ENTÃO SERÁ DO MPF.
B - CORRETO - (vide Renato)
C - ERRADO - O PRINCÍPIO DA UNIDADE DIS RESPEITO AO PERFIL ORGANIZATÓRIO, DE ATRIBUIÇÕES E FINALIDADES. OU SEJA, A INSTITUIÇÃO É UMA SÓ. OS MEMBROS DO MP INTEGRAM UM SÓ ÓRGÃO, UMA SÓ VONTADE, QUE ESTÁ SOB A DIREÇÃO DE UM ÚNICO CHEFE. MAS É VÁLIDO LEMBRAR QUE ISSO DIZ RESPEITO DA CADA RAMO DO MPU. POSICIONAMENTO ESTE AOTADO TANTO PELO STJ QUANTO PELO STF.
D - ERRADO - QUANDO A AÇÃO ENVOLVER RELAÇÕES DE TRABALHO DE ÍNDIOS, INCAPAZES E/OU MENORES, CABERÁ DO MPT. E NÃO EXCLUSIVAMENTE AO MPF.
GABARITO ''B''
-
GABARITO ''B''
A - ERRADO - SE NÃO ENVOLVER RELAÇÃO TRABALHO, ENTÃO SERà DO MPF.
B - CORRETO -
LC 75/93
Â
Art. 37. O Ministério Público Federal exercerá as suas funções:
(...)
 II - nas causas de competência de quaisquer juÃzes e tribunais, para defesa de direitos e interesses dos Ãndios e das populações indÃgenas, do meio ambiente, de bens e direitos de valor artÃstico, estético, histórico, turÃstico e paisagÃstico, integrantes do patrimônio nacional;
Â
Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercÃcio das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho:
(...)
V - propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e Ãndios, decorrentes das relações de trabalho;
C - ERRADO - O PRINCÃPIO DA UNIDADE DIS RESPEITO AO PERFIL ORGANIZATÓRIO, DE ATRIBUIÇÕES E FINALIDADES. OU SEJA, A INSTITUIÇÃO É UMA SÓ. OS MEMBROS DO MP INTEGRAM UM SÓ ÓRGÃO, UMA SÓ VONTADE, QUE ESTà SOB A DIREÇÃO DE UM ÚNICO CHEFE. MAS É VÃLIDO LEMBRAR QUE ISSO DIZ RESPEITO DA CADA RAMO DO MPU. POSICIONAMENTO ESTE AOTADO TANTO PELO STJ QUANTO PELO STF.
D - ERRADO - QUANDO A AÇÃO ENVOLVER RELAÇÕES DE TRABALHO DE ÃNDIOS, INCAPAZES E/OU MENORES, CABERà DO MPT. E NÃO EXCLUSIVAMENTE AO MPF.
-
GAB: B
Se envolver relações de trabalho, a competência é do MPT. Vejam:
LC 75/93 Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho:
V - propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações de trabalho;
-
Ministério Público da União somente atuará em causas indígenas quando envolver a coletividade e não casos particulares ou trabalhistas !!!
-
Somente uma correção ao comentário da Liliane:
"Ministério Público Federal somente atuará em causas indígenas quando envolver a coletividade e não casos particulares ou trabalhistas !!!"
-
Segundo o disposto no artigo 37, inciso II, da Lei Complementar n. 75/93, o Ministério Público Federal exercerá suas funções nas causas de competência de quaisquer juízes e tribunais, para defesa de direitos e interesses dos índios e das populações indígenas. Trata-se de situação excepcional, em que a Lei Complementar fixa atribuição exclusiva para o Ministério Público Federal tutelar os índios e as populações indígenas. Resposta: Errado.
Comentário: conforme a LC nº 75/93, Art. 83, V, nas causas trabalhistas que envolvam índios será competente o MPT atuar na defesa desses direitos, inclusive de populações indígenas.
-
Caraca, To fazendo tanta questão de Certo e Errado que quando pego uma de alternativa fico procurando o erro no enunciado kkkk mais alguém?
-
Lei Complementar 75/93:
Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho:
V - propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações de trabalho.
-
RESOLUÇÃO:
A assertiva está correta é a alternativa B, pois é a única assertiva que trata de uma prerrogativa processual, tendo em vista o disposto no art. 18, inciso II, alínea d, da Lei Complementar n.º 75/1993, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU), vejamos:
Art. 18. São prerrogativas dos membros do Ministério Público da União:
II - processuais:
d) ser preso ou detido somente por ordem escrita do tribunal competente ou em razão de flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação àquele tribunal e ao Procurador-Geral da República, sob pena de responsabilidade.
As assertivas A, C e D, trazem prerrogativas institucionais, conforme dispõe o art. 18, inciso I, alíneas a, c e d, da Lei Complementar n.º 75/1993.
Resposta: B