-
Eu acertei essa questão, mas confesso que achei a alternativa A) meio extremista. Alguém poderia comentá-la explicando o porque dela ser verdadeira?
Abraço e bons estudos.
-
Também errei esta questão por achar a expressão "forma exclusiva" da alternativa "A" forte demais.
Alguém sabe se esta questão foi pra recurso?
-
Errei essa questão por entender que se tratava da TI da organização e por ser de toda a organização não poderia a arquitetura de TI ser exclusiva da área de negócio. Porém, ao analisar melhor (depois de saber do erro, hehehe), percebe-se que trata-se da arquitetura de TI para o BI e nesse sentido deve ser realmente específica para a área de negócio da organização, onde é possível gerar conhecimento e por consequêcia diferencial competitivo em relação às demais empresas concorrentes.
Um exemplo de arquitetura de TI específica é ter um DW com dados específicos da área de negócio da empresa. BI não funciona bem com BD transacional ou ainda, qual o diferencial estratégico (conhecimento) que o BI fornecerá a uma empresa em relação aos seus concorrentes se analisar um DW sobre folha de pagamento.
-
I. é construída quando a arquitetura de TI especificamente orienta-se para os interesses ou especialidades do negócio de forma exclusiva.
Texto base
Inteligência empresarial (em inglês Business Intelligence), refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Acredito que esta afirmação foi baseada no conceito de inteligência empresarial(Business Inteligence) retirado do wikipédia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_empresarial
-
Considero a opção I mal escrita.
É fato que a TI vive uma crise, pois muitas de suas iniciativas não são incentivadas pela área fim. BPM e GP, por exemplo, são iniciativas que geralmente partem da TI e conquistam os gestores da área fim. Assim, a TI dificilmente é exclusiva do negócio atualmente.
Sobre a pção III.
Cadê as ferramentas de ETL que não entram no grupo das principais?
Mais que bons estudos, boa sorte!
-
O conceito de BI no item I pode até ser condizente com o conceito, mas também acho a forma "exclusiva" um pouco demais, pois no meu entender, uma equipe de BI, por gerar informações para o nível estratégico da empresa, pode estar de olho, além da concorrência, em negócios de outras áreas (e não só para a especialidade do negócio atual da empresa). Mas esse tipo de coisa não se encontra em livros...
-
"interesses ou especialidades do negócio" abrange praticamente tudo. Quem pode determinar, por exemplo, o que é e o que não é interesse de determinado negócio? Sendo assim, é uma afirmação que parece ser excludente, mas, na verdade, é abrange. No final, ela diz que a TI está orientada de forma exclusiva para TUDO.
-
I acredito se referir a característica ORIENTAÇÃO POR ASSUNTO.
-
A TI tem que estar alinhada ao negócio. Creio que seja isso. A palavra exclusiva que dá um pouco de medo de marcar correto, e também pelo que vemos na prática, mas deveria ser sempre voltado ao negócio (mesmo sendo uma área meio, que seja tudo para um fim estratégico e de negócio).
-
não concordo com a I, a TI está alinhada ao negócio, mas também pode influenciar o negócio [Aragon]