SóProvas


ID
1539889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Mineração

Para a definição das colunas estratigráficas, deve-se ter em mente a escala do tempo geológico e a carta cronoestratigráfica internacional, as quais permitem a montagem da estratigrafia de uma área de estudo qualquer. Acerca de estratigrafia, paleontologia e datações absolutas e relativas, julgue o item a seguir.

Microfósseis foraminíferos são excelentes fósseis-guias, pois apresentam alto potencial de preservação, abundância em todos os ambientes geológicos e rápida taxa de evolução.

Alternativas
Comentários
  • Com o reconhecimento do valor estratigrá- fico dos foraminíferos, em meados do século 19, os estudos se intensificaram e estes microfósseis, especialmente os planctônicos, passaram a ser considerados excelentes fósseis-guias devido ao seu alto potencial de preservação no registro geológico, abundância (alguns gramas de sedimentos do fundo oceânico podem conter até milhares de exemplares), rápida taxa de evolução e ampla distribuição geográfica.

    Geise de Santana dos Anjos Zerfass PRH/ANP-12, Progr. Pós-Graduação em Geociências Instituto de Geociências – Univ. Federal do Rio Grande do Sul geise.anjos@ufrgs.br * Este documento deve ser referido como segue: Zerfass G.S.A., Andrade E.J. 2008. Foraminíferos e Bioestratigrafia: uma abordagem didática. Terræ Didatica, 3(1):18-35 Foraminíferos e Bioestratigrafia: uma abordagem didática Edilma de Jesus Andrade Progr. Pós-Graduação em Geociências Instituto de Geociências – Univ. Federal da Bahia edilma@phoenix.org.br

  • ERRADA.

    Os microfósseis foraminíferos NÃO são abundântes em todos os ambientes geológicos.Os foraminíferos fazem parte de um grupo de microfósseis calcários encontrados no ambiente marinho, que têm sua ocorrência restringida por certas condições ecológicas da massa d'água onde vivem, tais como: temperatura, salinidade, profundidade da camada de mistura e disponibilidade de alimento.