SóProvas


ID
1540399
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A abordagem construtivista-interacionista é representada, primordialmente, pela obra de João Batista Freire. Daólio (2004), ao analisá-la, reconhece que Freire faz críticas contundentes à forma como a escola trabalha com o corpo e o movimento das crianças, tradicionalmente desconsiderando a cultura infantil, rica em movimentos, jogos, brinquedos e fantasia, optando por deixar a criança imóvel. Para Daólio, a dimensão de ser humano considerada por Freire é primordialmente:

Alternativas
Comentários
  • psicológica.

  • dicordo.. alguem pode colocar alguma referencia que embase a respota

  • o Daolio critica que o Go Tani baseia-se no desenvolvimento motor, enquanto Freire no desenvolvimento psicológico, logo a questão esta correta

  • O livro Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física de 1989, fez de João Batista Freire um dos autores mais conhecidos de toda a Educação Física brasileira.

       Sua abordagem construtivista traz um traço da pedagogia humanista e também teórica, trazidas da psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento. Freire da ênfase à discussão do desenvolvimento cognitivo.

       João Batista Freire, na sua visão de Educação Física escolar, critica a forma de trabalho da escola em relação à criança e ao movimento. A escola tradicional estaria deixando a criança imóvel, sem liberdade de movimento, para aprender os conceitos teóricos de forma disciplinada, suprimindo e desconsiderando a cultura infantil, cheia de movimentos, jogos, brinquedos e fantasias.

       Na abordagem Construtivista jogos e brinquedos fazem parte da cultura infantil e são considerados como facilitadores do desenvolvimento e não como “parte da cultura humana”, é o meio e não fim no processo educacional utilizado pela Educação Física.