Darido abordagem sistêmica, existe a preocupação de garantir a especificidade da Educação Física, à medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fim da Educação Física escolar. Esta abordagem considera a teoria de sistemas como um instrumento conceitual e um modo de pensar o currículo de Educação Física, que é entendido como um sistema hierárquico aberto, pois sofre influências da sociedade como um todo e ao mesmo tempo a influencia. logo
Utiliza-se a expressão “vivência do esporte, jogo, dança e ginástica" para enfatizar a importância da experimentação dos movimentos em situação prática, além do conhecimento cognitivo e da experiência afetiva advindos da prática de movimentos.
Dentro da abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar a especificidade das aulas gira em torno do corpo e do movimento, sendo eles meio e fim das aulas de Educação Física. ou seja, o aluno deve experimentar os movimentos, praticar em diversas situações, com isso, além da aprendizagem motora, o aluno estará promovendo o conhecimento cognitivo e experiências socioafetivas derivados da vivência dos movimentos.
“vivência do esporte, jogo, dança e ginástica" para enfatizar a importância da experimentação dos movimentos em situação prática, além do conhecimento cognitivo e da experiência afetiva advindos da prática de movimentos.