SóProvas


ID
1540471
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os mangues são biomas compostos por ecossistemas litorâneos onde o solo é lodoso e salgado e apresentam vegetação característica. A maioria dos manguezais apresenta três tipos de vegetação arbórea:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    O mangue se instala em áreas de sedimentos lamosos não consolidados, com pouca declividade, e em geral associados a baías, lagunas, estuários e deltas. O substrato do manguezal apesar de ser rico em matéria orgânico e nutriente, é hipersalino e hipóxico, com isso o mangue desenvolveu adaptações para esse ambiente; como as lenticelas que possibilitam trocas gasosas diretamente com o ar, raízes radiais e de suporte para dar sustentabilidade no sedimento lamoso, viviparidade para assegurar o sucesso reprodutivo e adaptações fisiológicas para suportar a grande variação de salinidade.

    No Brasil, existem três espécies principais de mangue:

    Rhizophora mangle ou mangue-vermelho – característica de solos lodosos, com raízes aéreas;

    Laguncularia racemosa ou mangue-branco - encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas e

    Avicennia schaueriana ou mangue-preto – assim como a Laguncularia possui raízes radiais só que com pneumatóforos (estruturas que auxiliam na troca gasosa) mais desenvolvidos e em maior número.

     

    fonte: http://www.zonacosteira.bio.ufba.br/Manguezais.html

  • Quem se lembrou da música risolfora da Nação Zumbi e Chico Science!

  • Babaçu = árvore do ecótono entre Cerrado e Floresta Amazônica. Encontra-se em região que ultrapassa das fronteiras entre Maranhão e Pará.


    Juazeiro = Mata Atlântica e Caatinga

    Ipê = idem


    Seringueira = Floresta Amazônica.