SóProvas


ID
1540843
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vegetação do bioma Cerrado apresenta fisionomias que englobam formações florestais, savânicas e campestres. As demais formas fisionômicas do Cerrado dependem de outros aspectos do substrato: a fertilidade e o teor de alumínio disponível (baixa fertilidade, altos teores de alumínio); a profundidade do solo; e o grau de saturação hídrica das camadas superficiais e subsuperficiais do solo. Dentre as fitofisionomias de Cerrado assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    d) A Mata Ripária pode ser subdividida em duas categorias: Mata Ciliar e Mata de Galeria. A Mata Ciliar é definida como a vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte, em que a vegetação arbórea não forma galerias.


  • Gab D

     

    a) A vereda( CERRADO RUPESTRE)  é um subtipo de vegetação arbóreo-arbustiva que ocorre em ambientes rupestres litólicos ou rochosos (áreas de afloramento de rochas). Possui estrutura semelhante ao Cerrado Ralo e um substrato de fácil diferenciação, uma vez que comporta pouco solo entre o afloramento de rocha.

     

    b) Na definição de cerrado rupestre( MATA RIPÁRIA) pode ser subdividido em duas categorias: Mata Ciliar e Mata de Galeria. A Mata Ciliar é definida como a vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte na região do Cerrado, em que a vegetação arbórea não forma galerias.

     

    c) Nos campos sujos ( CERRADO DE MATA SECA)  estão incluídas as formações florestais caracterizadas por diversos níveis de espécies caducifólias durante a estação seca, dependentes das condições químicas, físicas e principalmente da profundidade do solo, podendo ser dividido em três subtipos: Mata Seca Sempre-Verde, Mata Seca Semidecídua, a mais comum, e Mata Seca Decídua.

     

  • Na definição Mata Ripária pode ser subdividida em duas categoria, Mata Ciliar e Mata de Galeria.

    Mata Ciliar e Mata de Galeria são formas de vegetação que acompanham cursos d’água e ambientes de drenagem em geral. Caracterizam-se pela importância biológica que exercem sobre o ambiente em que estão instaladas, evitando, principalmente, a ocorrência de erosões fluviais.

    A diferença básica entre essas duas formas de vegetação está em suas fisionomias. As matas de galeria circundam o leito do rio, formando uma espécie de “túnel” ou galeria, enquanto nas matas ciliares o ambiente é aberto. Nas matas de galeria, as copas (parte superior) das árvores entre os dois lados do rio encontram-se, enquanto na mata ciliar isso não acontece.