SóProvas


ID
154099
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma aplicação OLAP, com os dados armazenados no modelo relacional e também com suas consultas processadas pelo gerenciador relacional, deverá ter sua arquitetura elaborada com o método

Alternativas
Comentários
  • OLAP,ou On-line Analytical Processing é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.

    As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.

    Classifica-se em DOLAP, ROLAP, MOLAP e HOLAP

    Desktop On Line Analytical ProcessingDOLAP deriva-se de OLAP, são ferramentas que disparam uma consulta de uma estação cliente para o servidor, que por sua vez retorna enviando o macro-cubo de volta, para que possa ser analisado pelo usuário. Esse tipo de análise é utilizado para fornecer portabilidade aos dados. Ela emite uma consulta para o servidor e recebe as informações de volta para ser analisada na estação. Essa arquitetura oferece a vantagem de reduzir o tráfego na rede e melhora o desempenho de processamento do servidor, pois todo o trabalho de analise das informações e feita pela máquina cliente.

    Relational On Line Analytical Processing - ROLAP deriva-se de OLAP, são ferramentas que disparam uma consulta para o servidor de banco de dados e processado lá mesmo.

    Multidimensional On Line Analytical Processing - MOLAP deriva-se de OLAP, são ferramentas que disparam suas requisições diretamente ao servidor de Banco de Dados multidimensional. Após o envio da requisição o usuário continua manipulando os dados diretamente no servidor, tendo um ganho no desempenho.

    Hybrid On Line Analytical Processing - HOLAP deriva-se de OLAP, são ferramentas hibridas.

    É a combinação entre ROLAP e MOLAP, pegando o melhor de ambas as categorias a escalabilidade de ROLAP e o alto desempenho do MOLAP

     

  • OLAP é um conceito de interface com o usuário que proporciona a capacidade de ter idéias sobre os dados, permitindo analisá-los profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são:

    • Visualização multidimensional dos dados;

    • Exploração;

    • Rotação;

    • Vários modos de visualização.

    O OLAP e o Data Warehouse são destinados a trabalharem juntos, enquanto o DW armazena as informações de forma eficiente, o OLAP deve recuperá-las com a mesma eficiência, porém com muita rapidez. As duas tecnologias se complementam, ao ponto de que um Data Warehouse para ser bem sucedido, já na sua concepção, deve levar em consideração o que se deseja apresentar na interface OLAP.

    O OLAP é uma interface com o usuário e não uma forma de armazenamento de dados, porém se utiliza do armazenamento para poder apresentar as informações.

    Os métodos de armazenamento são:

    • ROLAP (OLAP Relacional):

    Os dados são armazenados de forma relacional.

    • MOLAP (OLAP Multidimensional):

    Os dados são armazenados de forma multidimensional.

    • HOLAP (OLAP Híbrido):

    Uma combinação dos métodos ROLAP e MOLAP.

    • DOLAP (OLAP Desktop):

    O conjunto de dados multidimensionais deve ser criado no servidor e transferido para o desktop. Permite portabilidade aos usuários OLAP que não possuem acesso direto ao servidor.

    Os métodos mais comuns de armazenamento de dados utilizados pelos sistemas OLAP são ROLAP e MOLAP, a única diferença entre eles é a tecnologia de banco de dados. O ROLAP usa a tecnologia RDBMS (Relational DataBase Management System), na qual os dados são armazenados em uma série de tabelas e colunas. Enquanto o MOLAP usa a tecnologia MDDB(MultiDimensional Database), onde os dados são armazenados em arrays multidimensionais.

    Os dois fornecem uma base sólida para análise e apresentam tanto vantagens quanto desvantagens. Para se escolher entre os dois métodos deve-se levar em consideração os requisitos e a abrangência do aplicativo a ser desenvolvido.

    ROLAP é mais indicado para DATA WAREHOUSE pelo grande volume de dados, a necessidade de um maior número de funções e diversas regras de negócio a serem aplicadas.

    MOLAP é mais indidado para DATA MARTS, onde os dados são mais específicos e o aplicativo será direcionado na análise com dimensionalidade limitada e pouco detalhamento das informações.

    Para se fazer uma comparação básica entre os dois métodos, as regras mais importantes são desempenho da consulta e desempenho do carregamento.

    http://www.devmedia.com.br/conceitos-basicos-sobre-olap/12523

  • ROLAP – Relational Online Analytical Processing: utiliza sistema gerenciador de banco de dados relacional. Durante a implementação, o servidor é constituído de uma camada de interface entre o modelo relacional e o modelo multidimensional, pois transformam as requisições multidimensionais do usuário em rotinas de acesso às tabelas, que armazenam os dados. Sua vantagem é a eficiência no armazenamento de dados esparsos e o segredo está na modelagem dos dados.