SóProvas


ID
1541050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Hidrologia

O ciclo hidrológico representa o caminho que a água percorre ao longo da hidrosfera e suas interações com outras esferas, como a atmosfera, a litosfera e a biosfera. Esse ciclo pode ser analisado como um movimento contínuo de água ou como um sistema. Com relação à abordagem sistêmica na compreensão do ciclo hidrológico, julgue o item a seguir.

Em um ciclo hidrológico sistêmico local, considera-se saída, além da evaporação e da evapotranspiração, o escoamento de água que passa pela foz da bacia.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo hidrológico pode ser descrito da seguinte forma: 
     
     Ocorre evaporação da água dos oceanos e formação do vapor de água;  sob determinadas condições, o vapor precipita na forma de chuva, neve, granizo, etc (precipitação); parte da precipitação não chega nem a atingir a superfície terrestre, sendo evaporada; boa parte da precipitação atinge diretamente a superfície de lagos e oceanos, daí evaporando parcela da precipitação que atinge a superfície terrestre, uma parte é interceptada pela cobertura vegetal (interceptação), de onde parte evapora e parte acaba escorrendo até o solo; da precipitação que chega ao solo, parcela infiltra sub-superficialmente (infiltração), e desta uma parte escoa até corpos d’água próximos, como rios e lagos (escoamento sub-superficial); uma parte infiltrada percola atingindo os aqüíferos (percolação), que escoam lentamente até rios e lagos (escoamento subterrâneo); ainda quanto à parte da precipitação que atinge o solo, esta vai escoar superficialmente (escoamento superficial), sendo retida em depressões do solo, sofrendo infiltração, evaporação ou sendo absorvida pela vegetação. O “restante” do escoamento superficial segue para rios, lagos e oceanos, governada pela gravidade;  a vegetação, que retém água das depressões do solo e infiltrações, elimina vapor d’água para a atmosfera (transpiração), através do processo de fotossíntese; a água que alcança os rios, seja por escoamento superficial, sub-superficial ou subterrâneo, ou mesmo precipitação direta, segue para lagos e oceanos, governada pela gravidade. 
     

  • A passagem de água pelo exutorio é uma forma de saída do sistema!!

  • Você lembra o que é foz? Foz é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano.

    Sabemos que o ciclo hidrológico é o ciclo da água na terra, da atmosfera para a superfície terrestre e vise e versa. A questão está perguntando se as saídas da água podem ser consideradas: a evaporação, a evapotranspiração e o escoamento da água pela foz. Está correto, pois o ciclo não é só a evaporação e precipitação. Parte da água que “cai do céu” fica na superfície da terra e essa água pode ser filtrada pelo solo e chegar até os lenções freáticos ou formas rios até ser escoado pela sua foz, que pode ser outro dia, um lado ou até mesmo o mar. 

  • Ciclo hidrológico

    1. Saídas --> Escoamento superficial; Escoamento subterrâneo (Infiltração); Evaporação; Transpiração das plantas
    2. Entradas --> Escoamento superficial; Escoamento subterrâneo (Infiltração); Precipitação
    3. Balanço hídrico --> Precipitação = Evapotranspiração + Q(Escoamento)

  • Em um ciclo hidrológico sistêmico local, considera-se saída, além da evaporação e da evapotranspiração, o escoamento de água que passa pela foz da bacia.