-
Densidade de Drenagem – fornece uma indicação da eficiência da drenagem da
bacia. Quanto maior esta relação, mais eficiência de drenagem tem a bacia. Apesar da
pouca informação existente a respeito deste índice, pode-se afirmar que varia de 0,5
km/km2
, para bacias com drenagem pobre, a 3,5 ou mais, para bacias
excepcionalmente bem drenadas.
Em que: Relação entre comprimento total dos cursos d’água de uma bacia pela AREA.
-
densidade de drenagem (Dd): é uma boa indicação do grau de desenvolvimento de um sistema de drenagem. Expressa a relação entre o comprimento total dos cursos d’água (sejam eles efêmeros, intermitentes ou perenes) de uma bacia e a sua área total.
coeficiente de compacidade (Kc): é a relação entre o perímetro da bacia e o perímetro de um círculo de mesma área que a bacia.
-
DENSIDADE DE DRENAGEM indica a eficiência de drenagem de uma bacia hidrográfica. É definida pela relação entre o comprimento total dos cursos d'água ( pode ser medido na planta topográfica com um barbante ou um curvímetro ) e a área de drenagem. Onde: Dd=L/A. L= comprimento total dos cursos d'água e A= área de drenagem ( área da bacia ). Quanto mais eficiente o sistema de drenagem, ou seja, quanto maior a desidade de drenagem da bacia, mais rapidadmente a água do escoamento superficial originada da chuva chegará à saída da bacia, gerando hidrogramas com picos maiores e em instantes mais cedo.
Exemplo: L total= 65km /A total=800km²
Dd= 65/800=0.08125
-
Densidade de drenagem: esse índice é definido pela relação entre o comprimento
total dos cursos d’água da bacia (∑lc) e sua área:
Dd = ∑lc / A
Com relação a Densidade de drenagem, a questão diz que a área de drenagem tem relação entre o comprimento total (correto) e o perímetro (errado).
Com isso a questão se torna errada.
-
A densidade de drenagem indica a eficiência da drenagem na bacia e é definida pela relação entre o comprimento total dos cursos d’água e a área de drenagem.