SóProvas


ID
1541146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Hidrologia

A análise dos dados de vazão facilita a compreensão das características de escoamento da bacia hidrográfica e a solução de problemas específicos. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.

Para se determinar as curvas-chaves é necessário conhecer certo número de pares cota-vazão, medidas em condições reais. Os métodos de medição de vazões são classificados em categorias, sendo que as mais utilizadas são por medição das velocidades; por capacidade e por fórmulas hidráulicas e(ou) dispositivo hidráulico correspondente.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Métodos mais utilizados para medição de vazão: vertedouros, calhas Parshall ou estações fluviométricas (linmétricas).  Em todas as situações devem -se instalar o linígrafo para monitorar a altura da lâmina d'água.    A curva-chave é o termo usado para a relação entre o nível d'água e a vazão que escoa em determinada seção do curso d'água, permite o cálculo da vazão de forma indireta em uma seção num dado momento.

  • Para se determinar as curvas-chaves é necessário conhecer certo número de pares cota-vazão, medidas em condições reais. Os métodos de medição de vazões são classificados em categorias, sendo que as mais utilizadas são por medição das velocidades; por capacidade e por fórmulas hidráulicas e(ou) dispositivo hidráulico correspondente.

    Acho que o erro não está nos "métodos mais utilizados", até pq ele cita Categorias, e NÃO tipos que seriam "vertedouros, calhas Parshall ou estações fluviométricas "

    creio que o erro está em ser necessário conhecer números pares de cota-vazão, más não achei nada sobre....

    se alguém achar ai compartilha...

  • Gabarito: Errado

    Para se determinar as curvas-chaves é necessário conhecer certo número de pares cota-vazão, medidas em condições reais (certinho). Os métodos de medição de vazões são classificados em categorias (certo também), sendo que as mais utilizadas são por medição das velocidades; por capacidade e por fórmulas hidráulicas e(ou) dispositivo hidráulico correspondente.

    Na minha opinião, o erro pode estar tanto (I) em citar exemplos de métodos como se fossem as categorias como em (II) dizer que os métodos citados são os mais utilizados.

    Categorias:

    Métodos diretos / Exemplos: Método volumétrico ou de pesagem, hidrômetro e fluxímetro.

    Métodos que utilizam a relação velocidade/área / Exemplos: Flutuador, molinete, coordenadas em tubo com descarga livre, tubo de Pitot e processo colorimétrico.

    Métodos que utilizam constrição na seção transversal de escoamento / Exemplos: Venturímetro, diafragma, vertedores, calha Parshall e calha WSC

  • Encontrei uma fonte com os dados com comentário anterior, mas gostaria de pontuar que um material da ANA considera todos os métodos citados pela Lu Leão como DIRETOS.

    As medições de descarga líquida podem se classificadas em diretas e indiretas.

    As medições diretas: são aquelas que por meio de instrumentos, determina-se o volume total escoado na seção por unidade do tempo.

    Ex: com molinete, com flutuadores, com vertedor, com ADCP(Acoustic Doppler Current Profiler) e químicos.

    As medições de descargas indiretas: são todas baseadas em fórmulas hidráulicas.

    Fonte: https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/2539/1/Hidrometria.pdf

    ----------

    De qualquer forma a questão pontua os métodos em vez de citar as categorias em que são divididos.

    Devido a isso, encontra-se ERRADA.