SóProvas


ID
1541155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Hidrologia

A análise dos dados de vazão facilita a compreensão das características de escoamento da bacia hidrográfica e a solução de problemas específicos. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.

A medida de vazão, realizada por processos químicos, é feita por dois métodos: injeção contínua de solução e integração. Eles consistem em lançar na corrente de água uma substância química para depois tirar amostras na seção escolhida.

Alternativas
Comentários
  • njeção contínua de solução

    Este método é muito usado pelos europeus para medição de vazão em pequenos rios de montanha e os norte-americanos usam este método para o cálculo de vazão de turbinas hidráulicas. Consiste em lançar no curso de água em estudo uma vazão constante de uma solução que não seja encontrada em grande quantidade nessas águas e, a jusante, medir a concentração dessa solução comparando-a com a concentração natural do curso. Este método deve ser utilizado em águas turbulentas para garantir uma boa dissolução da substância, evitando, assim, um ―mascaramento‖ do processo. É comum utilizar-se uma solução de cloreto de sódio por ser inofensiva à ecologia. 

    Integração

    Neste processo injeta-se em uma secção A1 do curso d‘água um volume conhecido da solução salina traçadora à concentração C1. Na secção A2 do curso d‘água, situada suficientemente a jusante do ponto de injecção, colhe-se amostras durante todo o tempo de passagem da nuvem salina. Observando-se este processo, considera-se dA uma superfície elementar da sessão A na qual passa uma vazão dQ, e se tp é o tempo de passagem da nuvem salina nesta secção dA, C2 a concentração no instante t no elemento de superfície e desde que o regime do curso d‘água seja permanente