SóProvas


ID
1542244
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social precisa debater o significado da humanização com a equipe, a fim de evitar compreensões distorcidas que levem a uma percepção romântica e(ou) residual da atuação, focalizando as ações somente na escuta e na redução de tensão. A concepção de humanização, na perspectiva ampliada, permite aos profissionais analisarem os determinantes sociais do processo saúde-doença, as condições de trabalho, o modelo assistencial e o de gestão. Nessa direção, cabe aos profissionais desencadearem um processo de discussão, com a participação dos usuários, para a revisão do projeto da unidade de saúde, das rotinas dos serviços e rupturas com o modelo centrado na doença (CFESS, 2010). Considerando essas informações, é correto afirmar que é(são) ação(ões) de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • GABARITO C

    A equipe de saúde e/ou os empregadores, frente às condições de trabalho e/ou falta de conhecimento das competências dos assistentes sociais, têm historicamente requisitado a eles diversas ações que não são atribuições dos mesmos, a saber:

    • marcação de consultas e exames, bem como solicitação de autorização para tais procedimentos aos setores competentes;

    • solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta;

    • identificação de vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar;

    • pesagem e medição de crianças e gestantes;

    • convocação do responsável para informar sobre alta e óbito;

    • comunicação de óbitos;

    • emissão de declaração de comparecimento na unidade quando o atendimento for realizado por quaisquer outros profissionais que não o Assistente Social;

    • montagem de processo e preenchimento de formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), bem como a dispensação destes.

    Estão sendo aqui consideradas como não atribuições dos assistentes sociais aquelas ações que possuem um caráter eminentemente técnico-administrativo, como também aquelas que demandam uma formação técnica específica (de outras profissões da saúde) não contemplada na formação profissional dos assistentes sociais.

    A única alternativa que não apresenta uma atribuição de outra profissão é a que está na letra C (que encontra-se elencada nas ações interdisciplinares).

    Para maiores informações:

    www.instagram.com/profissionaldeluta