SóProvas


ID
1542697
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os  movimentos  em  defesa  do  meio  ambiente  ganharam  força  e  repercussão  no  Planeta,  atraindo  atenção  e  respeitabilidade internacional, além de ocupar importantes espaços nas agendas de discussões governamentais entre  as diversas nações e suas organizações representativas. Sobre o início desse movimento, analise. 

I. A  Agenda  21  foi  uma  das  primeiras  ações  do  Planeta  implementadas  à  defesa  do meio  ambiente  e  em  prol  do  desenvolvimento sustentável, sendo elaborada, em 1983, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou,  em Oslo, na Noruega, a primeira reunião da Comissão Brundtland.  
II. A  Comissão Mundial  sobre Meio  Ambiente  e  Desenvolvimento  da  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  ficou  popularmente  conhecida  como Comissão Brundtland, por  ser presidida  inicialmente pela  ex-Primeira Ministra da  Noruega, Gro Harlem Brundtland, médica, mestre em saúde pública.  
III. Em 1972, a Organização das Nações Unidas  (ONU)  convocou a Conferência das Nações Unidas  sobre o Ambiente  Humano, em Estocolmo (Suécia), onde, em sua Declaração Final, foram compilados 19 princípios que representam  um Manifesto Ambiental para nossos tempos. 
IV. Na ECO-92 ou Cúpula da Terra, como ficou amplamente conhecida, realizada no Rio de Janeiro, a Organização das  Nações  Unidas  (ONU)  criou  o  Programa  das  Nações  Unidas  para  o Meio  Ambiente  (PNUMA),  que  coordena  os  trabalhos desta organização no que tange à defesa do meio ambiente global. 

São afirmativas INCORRETAS sobre a trajetória dos movimentos em defesa do meio ambiente no planeta somente 

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    I – Errado

    Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992 (Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21)

     IV – Errado

    PNUMA foi criado em 15 de dezembro de 1972, com o objetivo de coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_para_o_Meio_Ambiente)

     

  • A 'Agenda 21' criada pela Cúpula da Terra, pela ONU em 1992, é para nortear discussões de políticas públicas e também para guiar para o
    planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade. Além das questões ambientais e suas problemáticas, a Agenda 21 inclui outros assuntos: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento; padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional. A Cúpula da Terra ainda adotou a Convenção sobre a Diversidade Biológica (1992) e a Convenção da ONU de Combate à Desertificação em países de seca, particularmente na África.

  • As preocupações e ações de salvaguarda do Meio Ambiente tem como marco importante a Conferência da ONU para Meio Ambiente e Desenvolvimento, que foi reunida em Estocolmo em 1972. Nela foi criada a Comissão Bruntland que, por sua vez, popularizou e difundiu o conceito de desenvolvimento sustentável, que norteia a ação de muitos movimentos e partidos ambientalistas ao redor do globo. Há uma bibliografia significativa acerca do tema sendo seminal a publicação de Mc Cormick: Rumo ao Paraíso – História do Movimento Ambientalista, que oferece informações bastante detalhadas.

    É preciso atenção redobrada nesta questão pois a entrada demanda que sejam assinaladas as afirmativas INCORRETAS. Ou seja, o raciocínio é o inverso do que se pede normalmente.

    I- FALSA  -  Agenda 21 é um documento assinado por 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", realizada na cidade do Rio de Janeiro. A conferência foi reunida vinte anos após a emblemática Conferência de Estocolmo. A Comissão Brundtland foi organizada na Conferência de Estocolmo em 1972 e o documento por ela elaborado -Nosso Futuro Comum , ou Relatório Brundtland apresentado em 1987, sendo base para a posterior agenda 21. 

    II- VERDADEIRA - A afirmativa apresenta, corretamente, características da comissão presidida pela então primeira ministra da Noruega , Gro Brundtland. 

    III- VERDADEIRA - A afirmativa III destaca a Conferência da ONU de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano que aconteceu em Estocolmo em 1972. Tal conferência é considerada um divisor de águas no movimento ambientalista , em função de ter sido refutada a proposta “zerista" de não crescimento dos países desenvolvidos e foram apontadas novas opções para a salvaguarda do meio ambiente , além da formação da Comissão Brundtland. 

    IV- FALSA- O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA ou, em inglês, United Nations Environment Programme, UNEP, é um programa das Nações Unidas voltado à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável .Foi criado em Nairobi, no Quênia, em junho de 1972 

    A) INCORRETA – A afirmativa II não apresenta incorreções. 
    B) CORRETA- Apresentam incorreções as afirmativas I e IV 
    C) INCORRETA- A afirmativa III não está incorreta
    D) INCORRETA- A afirmativa III está correta 

    Gabarito do Professor: Letra B.