SóProvas


ID
1543696
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No modo tradicional dos sistemas de saúde, é notória a fragmentação da atitude dos outros profissionais de saúde, reduzindo o usuário a mero sistema biológico, desconsiderando seu sofrimento e outros aspectos envolvidos na sua qualidade de vida. Assim, deve ser considerada uma mudança na atitude do profissional no encontro com seus clientes, no qual deverá reconhecer demandas e necessidades de saúde, bem como incorporar ações de promoção, prevenção assim como ações curativas e reabilitadoras. Essa mudança de atitude é uma aplicação na rotina dos serviços de saúde do segunite princípio do SUS:

Alternativas
Comentários
  • a) Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

    b) CORRETO. Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o principio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

    c) Eqüidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    d) Autonomia do usuário: sempre que possível é respeitado, de modo a favorecer a autonomia da pessoa, decidindo o que é bom para si  e o que proporciona seu bem-estar. Porém, não é um princípio do SUS.

  • Princípio da Integralidade no SUS:   [Mnemônico:  "2P CURE" ]

     

      • Prevenção; • Promoção; • Cura; • Reabilitação

     

    INTEGRALIDADE de assistência, entendida como conjunto articulado  e contínuo das AÇÕES & SERVIÇOS PREVENTIVOS em Saúde; (mesmo conceito de “REDE de serviços”)

  • GABARITO: B

    integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.