-
O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera.
As tabelas de rotas contêm informações sobre roteadores conhecidos, endereços alcançáveis, e um custo associado ao caminho para cada roteador. Desta forma, todos os roteadores BGP terão em sua tabela todas as rotas possíveis, permitindo que assim seja definida a melhor rota para a chegada em um determinado lugar.
Provável fonte da questão,
https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/mpls/BGP.html
-
Acontece normalmente quando o BGP é tratado como ''path vector'' PVP,por que aí ele pode descrever TODO o caminho das mensagens deatualização e nao apenas a distância. A vantagem do path é que nao há laço com o RIP.
-
...para roteamento de sistemas autônomos, redes ou grupos de redes que atuam sob uma mesma administração e com as mesmas regras de roteamento.
Protocolos intra-AS satisfazem a essa definição (mesma administração e mesmas regras) e o BGP é um protocolo INTER-AS, por que é BGP? Não deveria ser OSPF (ou no máximo RIP)?
-
Conforme o Leandro apontou, a questão é bem clara em apresentar características de um sistema autônomo, pois ao falar de "redes ou grupos de redes que atuam sob uma mesma administração e com as mesmas regras de roteamento." a questão se refere a um mesmo sistema autônomo. Logo, o protocolo de roteamento deveria ser intra-AS, ou seja, RIP ou OSPF.
O BGP é utilizado para roteamento inter-AS, ou seja, para unir sistemas autônomos diferentes, cada um com a sua administração e regras de roteamento específicas.
A questão deveria ser anulada, pois o mesmo alterando o gabarito ainda haveria duas respostas possíveis, RIP e OSPF.
-
Gabarito B.
O segredo da questão está aqui:
No funcionamento da internet, um protocolo é muito utilizado pelos ISP (Internet Service Providers), para "roteamento de sistemas autônomos". = " roteamento entre sistemas autônomos"
que não é a mesma a mesma coisa que "roteamento nos sistemas autônomos " ou "roteamento dentro de sistemas autônomos"
logo, quem faz o roteamento entre sistemas autônomos são os protocolos EGP's no caso o BGP é um deles..
já o OSPF é utilizado "para roteamento nos sistemas autônomos " ou "para roteamento dentro de sistemas autônomos "
Se não fosse por esse detalhe, a a resposta seria OSPF.