SóProvas


ID
1545886
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em um processo de identificação de restos humanos, estabelecidos o diagnóstico do sexo do indivíduo e a confirmação da espécie humana, o próximo estudo far-se-á no sentido de determinar a faixa etária. A partir da puberdade, diagnostica-se a idade, com boa aproximação, por meio do exame e da observação do(da)

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    O enunciado menciona o fato de “aproximação”, o que permite certa maleabilidade para a escolha do critério. Sabe-se que o fechamento das suturas ocorre em dados períodos de vida do indivíduo e o desgaste de dentes pode ajudar a balizar a estimativa da idade.


    Em um processo de identificação de restos humanos, estabelecidos o diagnóstico do sexo do indivíduo e a confirmação da espécie humana, o próximo estudo far-se-á no sentido de determinar a faixa etária. A partir da puberdade, diagnostica-se a idade, com boa aproximação, por meio do exame e da observação do(da)


  • Letra (B) Fechamento das saturas cranianas. Bons estudos.
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    A) ERRADO. O estudo radiológico do sistema ósseo é útil principalmente na estimativa até os 21 anos de idade.

    B) CERTO. Fechamento das suturas cranianas: as suturas cranianas vão se ossificando e desaparecendo na idade adulta, de maneira lenta e progressiva, com um maior surto de atividade na idade avançada.
    Grau de desgaste dentro: acima dos 20 anos é o estudo da involução dentomaxilar que oferece os elementos mais valiosos para a determinação da idade.
    Assim, esses dois elementos em conjunto são os que oferecem informações mais valiosas na estimativa da idade após a puberdade, uma vez que permitem a avaliação de modificações até a idade avançada.

    C) ERRADO. O estudo dos pontos de ossificação é utilizado principalmente para avaliação cronológica do indivíduo até os 21 anos, restringindo muito a avaliação "a partir da puberdade".

    D) ERRADO. O estudo da formação e da erupção dentária é muito útil na estimativa da idade, no entanto, principalmente antes da puberdade, uma vez que nesse estágio de desenvolvimento a maior parte da dentição já estará formada. A partir dos 20 anos de idade, passa a ser o estudo da involução dentomaxilar que oferece os elementos mais valiosos para estimativa da idade.

    E) ERRADO. O comprimento dos ossos longos é uma medida utilizada principalmente na estimativa da estatura, e não da idade.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Gab.B-Apagamento das Suturas Cranianas: Válidas no estudo de esqueletos. Existem tabelas de referência para consulta. Cada idade revela particularidades quanto ao fechamento das suturas cranianas, o que auxilia no processo de identificação.  Dentes: Difícil avaliação nos países subdesenvolvidos. Existem tabelas de referência. Basicamente, 1. Até 2 anos – primeira dentição; 2. De 2 a 6 anos – aparecimento dos pontos de ossificações; 3. De 6 a 12 anos – segunda dentição; 4. De 12 a 25 anos – fechamento das zonas de crescimento dos ossos longos (metáfises); 5. Acima de 25 anos – fechamento das suturas do crânio. HERCULES, Hygino de C. Medicina Legal, texto e Atlas, 2ª Edição, pg. 45 

  • Discordo do gabarito.Puberdade ocorre na transição da infância para a adolescência.Desgaste dentário faz parte da avaliação de Gustafson e ocorre em adulto, e a melhor idade para esse tipo de estudo é a partir dos 35 anos.

  • O fechamento metafisário e os centros de ossificação são parâmetros mais confiáveis acima dos 15 anos, ou seja, posteriormente à puberdade, o que tornam as letras A e C incorretas. Embora boa parte da erupção dentária ocorra durante a puberdade, ela não é considerada pelos autores como um método confiável e como o exercício pede um exame com “boa aproximação”, a letra D está errada. O fechamento das suturas cranianas e o desgaste dentário são parâmetros ideais para determinar a idade em adultos e não em jovens, o que tornaria a B errada, porém o gabarito oficial considerou a B certa. Hygino considera o comprimento dos ossos longos como parâmetro para estimar a idade de pessoas jovens, porém pondera que “esse método não é muito exato, uma vez que as taxas de crescimento variam amplamente entre populações e, inclusive, entre indivíduos de um mesmo grupo social”, portanto não se trata de um método confiável, o que torna a E errada.

    A questão deveria ter sido anulada!

    GABARITO LETRA B, MAS ABSURDO