SóProvas


ID
1546198
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão.

Assinale a alternativa em que a gestão de materiais em uma organização privada difere-se da gestão de materiais na Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E,questão tranquila.
    Lembrem-se que sempre quando falamos de administração pública, os famosos princípios do caput do art. 37 da CF/88 devem estar atrelados a qualquer atividade. Logo, adotar critérios pessoais na escolha de fornecedores é uma afronta ao princípio da impessoalidade. O gestor público deverá,sempre, ser impessoal,pois visa o bem público. 

  • Concordo com o comentário acima da impessoalidade se a pergunta pedisse a errada, porém ela pede a diferença, pois a diferença é que na Privada escolhe o fornecedor e na Pública é por licitação, não se escolhe.

  • nao entendi a questao,pois licitaçao e um processo vinculado,nao discricionario. achei meio confusa


  • A questão pede para identificar a DIFERENÇA entre a pública e a privada. Quando a alternativa e fala de conveniência e oportunidade, remete justamente à liberdade que tem uma organização privada de escolher a condição da compra; se será a um preço x ou y, por isso conveniência e oportunidade. Ao contrário do que ocorre na organização pública, em que o processo licitatório amarra a compra àquele fornecedor que oferece o melhor preço.

  • Licitação


    Esta é a modalidade mais conhecida para que produtos e serviços sejam adquiridos pelo poder público e se destina a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a seleção da proposta mais interessante para a administração pública


    Esta proposta será processada e julgada de acordo com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório (edital), do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatados.


    Santos (2008) ainda nos explica que existem regras gerais para compras (ou contratação de serviços) sendo a seleção do fornecedor mediante licitação pré-estabelecida.


    Compra por empenhamento direto com dispensa de Licitação


    Silva (2008) fala sobre os casos que a própria lei de licitaçes dispensa a licitação.Frequentemente compras e contratação de serviços (não vinculados à engenharia) com valor inferior a R$8.000,00.


    Compra por adiantamento


    Modalidade de compra usada somente para despesas pequenas e emergenciais (no máximoR$100,00), não sendo permitida a compra de bens de capital (móveis, equipamentos, livros etc.).


    Martins e Alt (2009) falam ainda sobre a aquisição de bens patrimoniais como equipamentos ,que merecem atenção especial, pois é difícil criar um critério para hierarquizar os concorrentes. Faz-se necessário predeterminar uma série de critérios para que possa ser elencado o melhor fornecedor dentre os proponentes, como por exemplo, prazo para o equipamento atingir o desempenho especificado; garantia; peças sobressalentes; manutenção e serviço pós-venda;manuais de operação; treinamento; dentre outros.

     

    Por fim, Batista e Maldonado (2008) dizem que os compradores públicos devem estar cientes de que, para realização das compras, se torna necessário a especificação completa do bem, a definição das unidades e das quantidades. Além de garantir a perfeita aquisição dos bens ou serviços necessários, permite clareza e exatidão por parte de quem está cotando os preços,no caso, o fornecedor.


    RESPOSTA:  Portanto, conforme já mencionado pela colega Laís Moura:  "Quando a alternativa e fala de conveniência e oportunidade, remete justamente à liberdade que tem uma organização privada de escolher a condição da compra; se será a um preço x ou y, por isso conveniência e oportunidade. Ao contrário do que ocorre na organização pública, em que o processo licitatório amarra a compra àquele fornecedor que oferece o melhor preço, por exemplo."

  • A) Comparação de preços por meio de pesquisa de mercado. CERTO.

    B) Especificação da compra conforme a necessidade da organização. CERTO.

    C) Identificação de quando comprar, conforme a necessidade da organização. CERTO.

    D) Decisão quanto ao quantitativo e à qualidade desejável dos bens a serem adquiridos. CERTO.

    E) Escolha pessoal dos fornecedores mediante critérios de conveniência e oportunidade. ERRADO.

    A escolha deve ser impessoal, via regra por meio de licitação pública.

    Gabarito: E.