SóProvas


ID
1546303
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quando o governador geral Dom Luis de Brito recebeu a ordem para separar Itamaracá, recebeu também do rei de Portugal a ordem de punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar uma cidade. Assim, começaram as cinco expedições para a conquista da Paraíba. Faça a associação correta:

I. 1.574.
II. 1.575.
III. 1.579.
IV. 1582.
V. 1.584.

( ) Frutuoso Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas desiste após perder um filho em combate.
( ) Expedição comandada pelo governador geral Dom Luis de Brito, que foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram às terras paraibanas.
( )A expedição chega a Paraíba e captura cinco navios de traficantes franceses, solicitando mais tropas de Pernambuco e da Bahia para assegurar os interesses portugueses na região.
( ) Dom Fernão da Silva, comandante da expedição, teve sua tropa surpreendida por indígenas e teve que recuar para Pernambuco.
( ) Ainda sob forte domínio “de fato" dos franceses, foi concedida, por dez anos, ao capitão Frutuoso Barbosa a Capitania da Paraíba, desmembrada de Olinda.

A seqüência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito"B"

    (IV) Em 1582, na quarta expedição, com a mesma proposta imposta por ele na expedição anterior, Frutuoso Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas cai na armadilha dos índios e dos franceses. Barbosa desiste após perder um filho em combate. 

    (II)A segunda expedição ocorreu em 1575 e foi comandada pelo governador-geral, D. Luís de Brito. Sua expedição foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram sequer às terras paraibanas. Três anos depois outro governador-geral Lourenço Veiga, tenta conquistar o Rio Paraíba, não obtendo êxito.

    (V)última expedição, em 1584, após a sua chegada à Paraíba, Frutuoso Barbosa capturou cinco navios de traficantes franceses, solicitando mais tropas de Pernambuco e da Bahia para assegurar os interesses portugueses na região. Nesse mesmo ano, da Bahia vieram reforços por meio de uma esquadra comandada por Diogo Flores de Valdés, e de Pernambuco tropas sob o comando de D. Filipe de Moura. Conseguiram finalmente expulsar os franceses e conquistar a Paraíba. Após a conquista, eles construíram os fortes de São Tiago e São Filipe.

    (I)A  primeira expedição aconteceu em 1574, cujo comandante foi o ouvidor-geral D. Fernão da Silva. Ao chegar no Brasil, Fernão tomou posse das terras em nome do rei sem que houvesse nenhuma resistência, mas isso foi apenas uma armadilha. Sua tropa foi surpreendida por indígenas e teve que recuar para Pernambuco.

    (III)A terceira aconteceu em 1579, ainda sob forte domínio "de fato" dos franceses, foi concedida, por dez anos, ao capitão Frutuoso Barbosa a capitania da Paraíba, desmembrada de Olinda. Essa ideia só lhe trouxe prejuízos, uma vez que quando estava vindo à Paraíba, caiu sobre sua frota uma forte tormenta e além de ter que recuar até Portugal, ele perdeu sua esposa.

  • 1° Expedição (1574):

    • Comandada pelo Ouvidor Geral Fernão da Silva;

    2² Expedição (1575 1578):

    • Comandado pelo Governador Geral: Luís de Brito;

    3° Expedição (1579):

    • Comandada por Frutuoso Barbosa, pois foi prometido que se conquistasse a Paraíba, governaria por 10 anos;

    4° Expedição (1582):

    • Dom João havia falecido, e o Rei de Portugal passou a ser um espanhol (Felipe), por parentesco;
    •  Frutuoso Barbosa, volta decidido que conquistará a Paraíba;
    • Na chegada, uma armadilha dos índios e dos franceses;
    •  Em combate, o filho do Frutuoso morre, e decide retornando a Portugal;

    5° Expedição (1584):

    • Comandada por Flores Valdez, Felipe de Moura e Frutuoso;
    • Consegue expulsar os franceses;
    • Conquista a Paraíba;
    • Construção dos Fortes de São Tiago e São Felipe; 

  • excelente wanio bem