-> Locação por Cavaletes
Esse método de locação é indicado para obras simples de pequeno porte, tendo a vantagem de utilizar menor quantidade de recursos em relação à outras técnicas.
Os cavaletes são formados por duas estacas e uma travessa de onde saem os alinhamentos. A travessa deve estar nivelada e confere maior estabilidade à estrutura.
A maior dificuldade deste processo é manter os cavaletes ajustados devido ao fluxo de máquinas e pessoas em seu entorno.
-> Locação por Tábua Corrida
Técnica recomendada para obras maiores ou com muitos elementos, em que se contorna a futura construção com cavaletes contínuos compostos de estacas e tábuas niveladas. Além disso, são cravados pontaletes para definir o gabarito e conferir maior estabilidade ao contorno. Esses pontaletes já devem ser colocados nivelados e alinhados.
-> Locação Topográfica
Esse processo é recomendados para obras de grande porte ou com muitos elementos a serem locados, uma vez que confere maior precisão às medidas. Exige a contratação dos serviços de uma equipe de topografia e gera uma execução mais organizada da obra, favorecendo o cumprimento de cronogramas.
-> O início da locação topográfica está diretamente ligado aos serviços de topografia realizados anteriormente:
- A planta topográfica do terreno é feita com base em pontos de referência;
- Os projetos da edificação são feitos em cima da planta topográfica (atentar para o uso do mesmo sistema de coordenadas);
- A locação utiliza os pontos de referência para passar as coordenadas do projeto para o terreno.
O método mais comum para a locação de pontos é utilizando-se coordenadas polares (medição de distâncias e ângulos), tendo como referência dois pontos de coordenadas conhecidas e organizando os dados em uma Caderneta de Locação.
Dicas
Fazer a conferência da distância de pilares até o eixo auxilia na identificação de erros na locação.
Ficar atento às atualizações no projeto diminui retrabalhos, pois, especialmente no início da obra, o projeto pode sofrer constantes revisões.
A concretagem dos pontaletes na terra confere mais resistência e evita movimentações do mesmo.
Pintar o gabarito de branco irá lhe auxiliar na visualização das marcações e linhas.
O topógrafo deverá deixar os níveis de cota marcados no terreno para auxiliar na realização das escavações.
O topógrafo deve deixar mais que um ponto de referência no terreno, preferencialmente em locais fixos, como postes.
https://www.conazsolucoes.com.br/2017/08/31/locacao-de-obra/