SóProvas


ID
1546594
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Algoritmo Exemplo
Var v: vetor [0..7]: inteiro
Var n, p, u, a: inteiro
Início
   Para p de 0 até 7 passo 1 faça
      leia (n)
      v[p] ← n
    Fim_para
    p ← 0
    u ← 8
    Enquanto (u < > 2) faça
        Enquanto (p < > (u-1)) faça
          Se (v[p] > v[p+1]) então
              a ← v[p]
              v[p] ← v[p+1]
              v[p+1] ← a
           Fim_se
           p ← p + 1
         Fim_enquanto
         p ← 0
         u ← u - 1
       Fim_enquanto
  Fim

Considerando-se que v receba os valores 12, 21, 3, 9, 57, 33, 27 e 41, nessa ordem, após executar todos os laços de repetição as posições 4 e 5 do vetor v conterão, respectivamente, os valores

Alternativas
Comentários
  • Eu entendi que é um bubble sort que deixa o vetor da seguinte maneira: 3,9,12,21,27,33,41,57. Desta forma respondi que os elementos nas posições 4 e 5 são 21 e 27. ERREI a questão. Talvez a FCC quis que o candidato diferenciasse posição de ordem. O terceiro elemento é a mesma coisa do elemento da posição 2.

  • Marlo Oliveira, o vetor começa na posição 0(zero), logo a resposta correta é a alternativa D mesmo.

  • Bem, para evitar cair em alguma armadilha*, conferi o algoritmo "na mão" e me certifiquei que é mesmo um algoritmo para ordenamento em ordem crescente dos valores. De fato, as posições 4 e 5, ao final, são preenchidas pelos valores 27 e 33, respectivamente.

    Temos que estar atentos a esse tipo de questão, pois a posição do vetor é determinada pelo seu índice. Assim, a posição 4 de um vetor, se refere ao valor constante do índice 4 deste vetor. Isso significa que, em um vetor que tem seu início determinado pela posição de índice 0, a posição de índice 4 se refere ao quinto valor deste vetor, e assim sucessivamente.

    *durante as provas, pode ser demorado fazer esse tipo de verificação. Tendo como base a média de 2,5 a 3 minutos por questão, de cara é bom supor que um ordenamento será feito. A partir daí, temos que comparar padrões dos valores com os padrões das respostas. Exemplo: não seria um ordenamento par/ímpar, pois somente o 12 é par. Pouco provavelmente, seria um ordenamento decrescente, pois somente uma alternativa tem um par decrescente... e por aí vai... Com isso, já assumiria a hipótese de ser um ordenamento simples crescente e, estando com pouco tempo, trabalhe com essa info e acerte.

  • Ao executar o algoritmo com algumas interações, percebo que se trata do método Bubble Sort que ordena um vetor, comparando um elemento com seu próximo e trocando as respectivas posições dependendo do critério de ordenação. 

    Logo o vetor ordenado será: 3,9,12,21,27...

    Gabarito: D

  • Força Guerreiro!!!!!!