-
Criptografia
Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade).
A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital, que começaremos a estudar agora.
-
Gui Arquivo > Informações > Proteger Arquivo > Criptografar com senha
-
Glicia Teixeira, a utilidade de tais comentários é ajudar aqueles que tem acesso limitado na resolução das questões. E, por este motivo, não podem verificar a resposta, a não ser pelo comentário dos colegas que postam o gabarito das questões.
-
Isso ai Nay V,
Acesso a informação para todos !!!
0/0/
-
Valeu Vanessa.
-
De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chaves assimétricas.
Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.
Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.
https://cartilha.cert.br/criptografia/
-
algoritmos simétricos
AES
Twofish
Serpent
Blowfish
CAST5
RC4
3DES (baseado no DES)
IDEA
ALGORITMO DE CHAVE ASSIMÉTRICA
RSA
MD5
SHA-1
hash - message digest
-
Alternativa C
c - precisa de uma senha para abrir o arquivo no MS Word;
-
GABARITO C
CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA ---> 1 CHAVE
CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ----> 2 CHAVES
bons estudos
-
Só para reforcar
criptografia simétrica
1 única chave para criptografar e decifrar
criptografia assimétrica ( lembra do 2 ss que significa 2 chaves )
1 chave pública para criptografrar
1 chave privada para descodificar