SóProvas


ID
1547341
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quando uma indústria utiliza uma máquina durante o seu processo produtivo, a contabilidade de custos classifica esse consumo como:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação.


    gasto que não será desembolsado até que o produto acabado seja desintegrado do ativo,”
    Errado. O gasto pode perfeitamente já ter sido desembolsado, caso a empresa tenha comprado a máquina a vista
    .


    “já que a depreciação não é reconhecida no resultado do período em que o produto foi processado;”
    Correto.


    Aparentemente, a banca trocou “reconhecido” por “desembolsado”. Com efeito, a assertiva estaria correta:


    “gasto que não será reconhecido até que o produto acabado seja desintegrado do ativo, já que a depreciação não é reconhecida no resultado do período em que o produto foi processado;” Mas, da forma como constou na prova, a assertiva está errada.


    As demais alternativas também estão erradas:


    (A) custo direto que não foi desembolsado no passado, mas já que a depreciação da máquina contribuiu para constituição de um novo ativo, será reconhecida no resultado do período em que o produto foi processado;

    Errado. A depreciação pode ser custo direto (quando a máquina é usada na produção de apenas um produto) ou indireto. E a depreciação não será reconhecida no resultado do período em que o produto foi elaborado. Será reconhecida no resultado do período em que o produto for vendido.


    (B) custo indireto de fabricação, que já foi desembolsado no passado e apenas consumido durante o processo produtivo, mas que contribuiu para constituição de um novo ativo;

    Errado. A depreciação pode ser um custo indireto ou direto. Não podemos afirmar, com os dados da questão, que seja um “custo indireto de fabricação”.


    (C) gasto que não foi desembolsado durante o processo produtivo, mas que representa uma despesa variável, já que a depreciação da máquina contribuiu para constituição de um novo ativo;

    Errado. A depreciação pode ser um custo variável (quando é usado o método das unidades produzidas ou das horas trabalhadas) ou um custo fixo (quando usa o método de depreciação linear ou da linha reta).


    (E) gasto que não foi desembolsado durante o processo produtivo, mas que representa um custo indireto, já que a depreciação da máquina contribuiu para constituição de um novo ativo.

    Errado. A depreciação pode ser um custo indireto ou direto. Não podemos afirmar, com os dados da questão, que seja um “custo indireto de fabricação”.


    Bons estudos.

  • Gasto - Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Gasto pode ser um Investimento, Custo ou Despesa. Gasto é gênero que Custo é espécie. É irrelevante no conceito de Gasto se foi pago à vista ou à prazo, portanto, o Gasto ( depreciação), cuja espécie, na questão, é o Custo de Produção,  pelo princípio da competência, tornar-se-á desembolso apenas quando de sua apropriação ao produto, mas o reconhecimento desse Gasto (Custo) de fato ocorrerá quando da venda do produto. Isso porque o "Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção ...."(MARTINS, 2003). Assim,  é  possível reconhecer a depreciação antes, durante e depois da fabricação do produto. Parece que a banca guiou-se pelo enfoque fiscal que, só reconhece esse gasto/custo, após a venda do produto. Muito capciosa a questão.

  • De acordo com o Professor Valter Ferreira do QC, na letra D, considerado o gabarito pela banca, deveria ter sido escrito RECONHECIDO, em vez de DESEMBOLSADO.

     

    D) gasto que não será desembolsado (reconhecido) até que o produto acabado seja desintegrado do ativo, já que a depreciação não é reconhecida no resultado do período em que o produto foi processado;