-
De acordo com a NBR em questão, deve-se interromper a concretagem quando a temperatura for inferior a 5ºC, superior a 40ºC, previsão de temperatura nas próximas 48h inferior a 0ºC, com velocidade do vento superior a 60m/s e se submerso com velocidade da água superior a 2m/s.
-
NBR 14931:2004
9.3.2 Concretagem em temperatura muito fria
A temperatura da massa de concreto, no momento do lançamento, não deve ser inferior a 5°C.
-
Não tem muito sentido cobrar temperautra mínima do concreto em Sergipe rs.
-
Deveria ser anulada! Se a tempeatuda da água em condições submersas for < 5 graus ou velocidaddade da água for maior 2 m/s é um dos casos de não concretagem
-
ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:
A temperatura da massa de concreto, no momento do lançamento, NÃO deve ser inferior a 5°C.
Quando a concretagem for efetuada em temperatura ambiente muito quente (≥ 35°C) e, em especial, quando a umidade relativa do ar for baixa (≤ 50%) e a velocidade do vento alta (≥ 30 m/s), devem ser adotadas as medidas necessárias para evitar a perda de consistência e reduzir a temperatura da massa de concreto. Imediatamente após as operações de lançamento e adensamento, devem ser tomadas providências para reduzir a perda de água do concreto.
Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser SUSPENSA sempre que estiver prevista queda na temperatura ambiente para abaixo de 0°C nas 48 h seguintes.
Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser SUSPENSA se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.
@ocivilengenheiro
-
5°C para mantas asfálticas para impermeabilização e concreto
10°C para CBUQ
-
Questão mal elaborada. A norma não fala que tem que suspender a concretagem, fala que não pode ser realizada a concretagem.
Para suspender a concretagem é necessário que haja uma previsão de 0º nas próximas 48 horas após a concretagem ou que a temperatura seja maior que 40º no momento da concretagem, ou ainda quando a velocidade do vento for maior que 60 m/s.