-
5.2.4.2 Os reservatórios destinados a armazenar água potável devem preservar o padrão de potabilidade. Em especial não devem transmitir gosto, cor, odor ou toxicidade à água nem promover ou estimular o crescimento de microorganismos.
5.1.2 Exigências a observar no projeto
5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
a) preservar a potabilidade da água;
b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;
c) promover economia de água e de energia;
d) possibilitar manutenção fácil e econômica;
e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;
f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.
-
Yelbo Alexandre,
A norma diz: (NBR 5626) 5.2.5 - O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
Valew.
-
NBR 5626 - Instalações prediais de água fria
a) Errado
5.2.8.4 Toda a tubulação de aviso deve descarregar imediatamente após a água alcançar o nível de extravasão no reservatório. A água deve ser descarregada em local facilmente observável. Em nenhum caso a tubulação de aviso pode ter diâmetro interno menor que 19 mm.
b) Errado - 5.2.5.1 (...) O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
c) Correto - 5.2.4.2 Os reservatórios destinados a armazenar água potável devem preservar o padrão de potabilidade. Em especial não devem transmitir gosto, cor, odor ou toxicidade à água nem promover ou estimular o crescimento de microorganismos.
d) Errado
5.1.2 Exigências a observar no projeto
5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
a) preservar a potabilidade da água;
c) promover economia de água e de energia.
e) Errado
5.3.4 Velocidade máxima da água
As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.
-
Com a atualização da NBR 5626:2020, tem-se:
5.2 A preservação da qualidade da água deve ser considerada na especificação e seleção dos materiais e na execução do SPAFAQ. Os componentes dos SPAFAQ em contato permanente com água potável não podem alterar o padrão de potabilidade, transmitir gosto, cor, odor ou toxicidade à água, nem promover ou favorecer o crescimento de micro-organismos. As informações técnicas dos componentes devem incluir as respectivas restrições ou limitações, quando existirem
6.5.5.6 O reservatório deve ser resistente à corrosão ou ser provido internamente de outros meios de proteção, como um revestimento protetor anticorrosivo adequado. Tendo em conta a possibilidade de ocorrência de condensação nas superfícies internas das partes do reservatório que não ficam em contato com a água, estas não podem liberar substâncias solúveis que possam comprometer o padrão de potabilidade da água armazenada nem favorecer a formação de biofilme.
6.5.6.2 O volume total de água reservado deve atender no mínimo 24 h de consumo normal no edifício e deve considerar eventual volume adicional de água para combate a incêndio quando este estiver armazenado conjuntamente
6.5.9.10 A água das tubulações de extravasão, de limpeza e de aviso de extravasão, quando adotada, deve ser descarregada em condições que impeçam refluxo e conexão cruzada e em local onde não haja possibilidade de gases e ar potencialmente contaminados ingressarem no reservatório por meio destas tubulações. É vedada a sua interligação direta com tubulações dos sistemas prediais de esgoto sanitário e de águas pluviais.
Em relação ao limite de velocidade, não há mais a restrição de 3m/s. No material do Estratégia tem as seguintes informações
Velocidade de escoamento:
- limitada a um valor que evite a ocorrência de golpes de aríete com intensidades danosas
- não há um valor fixo para a velocidade limite, deve ser estabelecido pelo engenheiro
- NBR 5626 indica que um valor limite de 3 m/s consegue limitar valores de sobrepressão, apesar de não evitar a ocorrência de golpes de aríete
- A limitação de velocidade não é aplicável a trechos da instalação que não estão sujeitos a golpe de aríete
- A velocidade máxima deve ser definida de modo a evitar ruídos
- em relação à velocidade mínima, a NBR 5626 não estabelece limitação
-
NBR 5626/2020
6.5.9.10 A água das tubulações de extravasão, de limpeza e de aviso de extravasão, quando adotada,
deve ser descarregada em condições que impeçam refluxo e conexão cruzada e em local onde não
haja possibilidade de gases e ar potencialmente contaminados ingressarem no reservatório por meio
destas tubulações. É vedada a sua interligação direta com tubulações dos sistemas prediais de esgoto
sanitário e de águas pluviais.