Biodegradação, na verdade, é um processo em que a estrutura molecular dos materiais é quebrada através de processos metabólicos ou enzimáticos. Ela pode ocorrer em condições aeróbica ou anaeróbica. Biomassa (húmus) e biogás (gás carbônico e metano) são os produtos de um processo de biodegradação. Dióxido de carbono é o principal gás emitido na biodegradação aeróbia enquanto que no caso da biodegradação anaeróbica o metano é o principial gás.
A digestão anaeróbica (ou anaeróbia) é um processo de decomposição da matéria orgânica por bactérias em um meio onde não há a presença de oxigênio. Este método é usado há muito tempo pelo homem mesmo antes dele descobrir que se tratava ou mesmo de saber sobre a existência dos microorganismos responsáveis por isto.
A digestão anaeróbica atualmente é muito utilizada para o tratamento de resíduos (provenientes de Estações de Tratamento de Esgoto) ETE's, ou em biodigestores (produção de biogás a partir de detritos animais) que usam o gás resultante do processo de digestão para gerar energia.