-
Gabarito: B
-
Vamos olhar pelo lado dos materiais em vez de focar em funcionários ou equipamentos para ficar mais fácil o entendimento.
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes.
Como no caso das peças de um carro (demanda do cliente que quer um carro novo). O fabricante do carro precisa saber quando exatamente e quanto exatamente pedir de uma peça para o seu fornecedor no momento adequado para não ficar acumulando estoque de tais componentes. Imagina ficar com um estoque lotado de peças sendo que essas peças valem dinheiro. Toda empresa precisa de liquidez e não quer pegar dinheiro emprestado no banco. Assim, a fabricante de carros possui um software ou uma tabela de Excel (caso não tenha recursos suficientes para adquirir o programa e essa ferramenta seja suficiente para o seu negócio) que indica de forma precisa o momento e a quantidade de um insumo a ser adquirido, o qual é necessário para o processo de fabricação. Do contrário a produção ficará toda parada e o fabricante de carros poderá ser alvo de multas por conta do prazo de entrega não respeitado que normalmente está previsto em cláusulas contratuais, além de outros problemas no seu negócio que ocorrem como "efeito cascata" ou "efeito dominó".
Compreendeu essa questão de converter a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes? A demanda é o carro, os componentes são: pneu, chassi, vidros etc. Suponha que eu tenha que fabricar mil carros em 15 dias. Dentro desses 15 dias eu tenho que prever tudo, por exemplo, o fabricante Michelin me entregará os pneus em 2 dias, o fabricante de vidros em 3 dias, o fabricante do chassi em 5 dias. Daí é esquematizado tudo com as datas corretas dentro do ciclo da produção para que nada ocorra fora do momento segundo o fornecimento de componentes do automóvel.
Resposta: Letra B.
-
MRP (Materials Requirements Planning): Planejamento das Necessidades de Materiais. "sistema (de planejamento e controle de materiais) que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. (Dias, p. 120).
Conforme a questão: b) É um programa de operações com dados sobre tempo/máquina, custos, homem hora e consumo de materiais, para perfazimento de quantidades finais. (GAB.)
MRP II (Manufactoring Resources Planning) - Planejamento dos Recursos de Manufatura: "estende o conceito de MRP, permitindo a integração do planejamento financeiro com o operacional. Caracteriza-se como excelente ferramenta de planejamento estratégico em áreas como logística, manufatura, marketing e finanças". (Dias, p. 128)
Conforme questão acredito nesse conceito caber o descrito na letra a) É o resultado de ações coordenadas de compartilhamento de informações de produtividade entre a gerência de materiais e a gerência financeira.
Principais diferenças MRP e MRP II: além da área financeira, o MRP II facilita o entendimento da produção com o marketing (permite integração das áreas de marketing, produção e finanças). Outro aspecto interessante é que o MRP II permite realizar análise de sensibilidades (análise de cenários) que podem indicar, por exemplo, levantamento prévio de necessidade de capacidade produtiva ou de recursos financeiros para atender a determinada previsão de vendas do marketing.
Fonte: Dias.
-
É o contário:
REGRA: "a conversão à esquerda e a opreação de retorno deverão ser feitas em locais apropriados"
EXCEÇÃO: "(...) e onde estes não existirem, o condutor deve aguardar no acostamento, à direita pra cruzar a pista com segurança"
Somente onde não houver lugar apropriado, se fará a conversão ou retorno aguardando no acostamento.
Via de mão dupla, e pista única - sem acostamento e sem local apropriado: motorista deverá aguardar no bordo perpendicular da via que intercede e pretende adentrar, esperar que cesse o fluxo de veículos em sentido contrário, e fazer a conversão.