SóProvas


ID
1549921
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nos cuidados gerais dispensados ao paciente com monitorização da Pressão Arterial Invasiva (PAI), analise as afirmativas a seguir:

I – A realização da manobra de Allen possibilita comparar a amplitude de pulso e a dominância ou oclusão das artérias radial e ulnar.
II – É necessário realizar o “teste de lavagem” sempre que for observada curva não fidedigna.
III – O esvaziamento da solução salina no interior da bolsa pressórica é importante para manter a curva normal e direcionar a terapêutica adequada.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Prof. cortou o video e mudou a resposta da primeira "na verdade" na I. kkk

  • I - O teste de Allen insatisfatório contraindica a realização do procedimento.

    II - O flush test (teste de lavagem) deve ser realizado com solução salina do próprio circuito sempre após coleta de sangue, suspeitas de oclusão/obstrução e calibração.

    III - FALSA. Na verdade, o recomendado é a TROCA DO FRASCO DE SF a cada 24h ou antes, se necessário e não o esvaziamento da solução.

  • Gabarito: D

    III- Troca o sistema a cada 96h (Anvisa). É de extrema importância a manutenção do SF.

  • Realizar o teste de Allen (o enfermeiro comprime as artérias ulnar e radial, o paciente relaxa e aperta a mão até que ela esteja esbranquiçada, o enfermeiro libera a artéria ulnar e observa o retorno da coloração da mão), se o local escolhido é a artéria radial.

    Se a coloração retornar entre 5 e 7 segundos, a circulação ulnar está adequada. Se a circulação demorar mais de 7 segundos, o enchimento ulnar está inadequado e a canulação da artéria radial não deve ser realizada, prevenindo-se a isquemia do membro.

    Manter a solução pressurizada a 300 mmHg e trocar a solução salina a cada 24 horas e, caso utilizada a heparina no sistema, observar a estabilidade da droga.

    Manter a perviabilidade do cateter. Evitar a contaminação do sistema. Evitar o uso de drogas inativas.