SóProvas


ID
1549954
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os agentes biológicos são distribuídos em classes de risco com base em alguns fatores específicos. Um agente que apresenta risco elevado à saúde individual e da coletividade e para o qual não existe, atualmente, profilaxia ou tratamento eficaz pertence à classe de risco:

Alternativas
Comentários
  • CLASSE DE RISCO DE ACORDO COM NR32;

    1. baixo risco individual de coletivo com baixa chance de causar doença;

    2. risco moderado para o trabalho e baixa chance de disseminar coletividade;

    3. risco elevado para o trabalho e possível disseminação;

    4. alto risco para o trabalho e alta possibilidade de disseminar para o coletivo.

  • A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a identifi cação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente destes, levando-se em conta diversos aspectos do agente biológico como virulência, modo de transmissão, estabilidade, concentração e volume, origem do agente biológico potencialmente patogênico, disponibilidade de medida profiláticas eficazes, disponibilidade de tratamento eficaz, dose infectante, tipo de ensaio, fatores referentes ao trabalhador. Logo, levando-se em consideração todas essas variantes o agente biológico pode ser classificado de 4 formas diferentes, sendo a classe de risco 4 a mais grave.



    Resposta D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Classifi cação de risco dos agentes biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

  • Classe de Risco 4: são agentes biológicos que apresentam elevado risco individual e comunitário. Este grupo inclui os microrganismos, bactérias, fungos, vírus e parasitas que normalmente provocam doenças muito graves em humanos e animais e que são facilmente transmitidas de um indivíduo para o outro, ou de animais para humano, ou vice-versa, por contato direto, indireto ou eventual. Sendo assim, têm grande poder de transmissão via aerossol ou com riscos de transmissão desconhecido. Neste caso NÃO HÁ medida profilática ou terapêutica. Quer um exemplo deste? O Vírus Ebola e os vírus de febres hemorrágicas.

  • Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios.

    Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. 

    Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. 

    Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. 

     

    "Se for pra desistir, desista de ser fraco"

    Bons Estudos!
     

  • Gabarito: D

    C) ex: covid, TB, peste, febre amarela, HIV, antrax

    D) ex: ebola, febres hemorrágicas

    E) não existe

  • NORMA REGULAMENTADORA 32 - NR 32

    SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

    ANEXO I

    Os agentes biológicos são classificados em:

    Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

    Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.